Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

“A cultura se reflete no comportamento da liderança”, diz líder da Hotmart

Para Olivia Gryschek, líder global de RH da Hotmart Company, a comunicação é a chave para criar conexão e engajamento

Por Letícia Furlan
Atualizado em 9 jan 2023, 17h07 - Publicado em 3 jun 2022, 06h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O

    livia Gryschek teve sua primeira experiência na área de recursos humanos em 2004, como estagiária, numa época em que a gestão de pessoas não se conectava tão fortemente à estratégia dos negócios como acontece hoje. Ainda assim, ela já nutria a vontade de integrar essas duas vertentes. “Para que a empresa cresça, precisamos que as pessoas cresçam”, afirma.

    Em março, depois de passar por companhias como 99, Decolar e Grupo SBF, que controla as lojas Centauro, a paulistana chegou à Hotmart Company como líder global de RH. Na nova empresa, que reúne plataformas de serviços e produtos digitais para criadores de conteúdo, a executiva terá a missão de manter uma cultura forte nos sete países em que a Hotmart atua além do Brasil — Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, México e Reino Unido —, em meio a um crescimento considerável. Em 2021, a companhia recebeu aporte de 735 milhões de reais captados pelo fundo TCV, investidor da Netflix, Spotify e Airbnb, e dobrou de tamanho, aumentando em 105% o número de contratações. Para 2022, a previsão é de mais vagas abertas.

    O desafio
    Para Olivia, uma de suas grandes metas é criar condições para que o RH não só atenda as necessidades trazidas pelo crescimento dos negócios mas também apoie os líderes na gestão de pessoas nas diferentes regiões. Nesse contexto, fazer com que a cultura da empresa ultrapasse as fronteiras é fundamental. “A cultura é um valor plural que pode ser percebido em várias ações: no comportamento da liderança, na forma como nos comunicamos com o público interno, no layout e na infraestrutura dos escritórios, nas relações interpessoais”, diz.

    “O desafio é garantir que esses elementos, que não necessariamente são os mesmos em todos os países, estejam alinhados em todos eles.”

    Para que isso aconteça, o segredo é investir em comunicação integrada. Além de um comunicado trimestral sobre resultados e objetivos feito pelo CEO na sede, em Belo Horizonte, e transmitido online para toda a companhia, há e-mails mensais sobre as novidades, que incluem promoções de cargo, parcerias e metas batidas. Além disso, a Hotmart Company incentiva a interação informal entre os funcionários, com a utilização de chats para que os profissionais de todos os países falem sobre qualquer assunto — há até um canal para troca e venda de produtos, de videogames a máquinas de lavar.

    Continua após a publicidade

    Outro desafio de Olivia à frente do RH é o engajamento de talentos do segmento de tecnologia. Uma das ações realizadas em 2022 para atrair mais pessoas foi abrir para o público externo, independentemente do nível de conhecimento de cada um na área, a participação na Hot N’Code Conference, evento gratuito anual com duração de dois dias que reúne especialistas do mercado para compartilhar conhecimentos. “É uma oportunidade para que as pessoas vivenciem o que é trabalhar aqui”, afirma Olivia. “Afinal, mais do que a remuneração, entendemos que nosso diferencial é a nossa cultura.”

    Compartilhe essa matéria via:

    Esta reportagem faz parte da edição 80 (junho/junho) de VOCÊ RH. Clique aqui para se tornar nosso assinante

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.