Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Alinhar o colaborador à cultura organizacional: uma prioridade na Zucchetti

A diretora de RH da empresa de tecnologia afirma que valores como justiça e cumprimento de acordos são monitorados desde o recrutamento até a alta gestão.

Por Alexandre Carvalho
Atualizado em 15 fev 2024, 14h33 - Publicado em 1 fev 2024, 10h41
Ana Paula Socha
 (Zucchetti/Divulgação)
Continua após publicidade

Empresas que investem em inteligência de RH para adotar uma gestão de pessoas alinhada com seus princípios alcançam patamares mais elevados. O empenho para manter essa afinação vale o esforço e dá retorno, como afirma a especialista Lilian Carina, cofundadora da vertical de People as a Service (PaaS) da Triven, que atua com gestão de recursos humanos. “Seus colaboradores são mais engajados, mais bem direcionados e trabalham com maior satisfação.”

É assim na Zucchetti, multinacional italiana que atua com o desenvolvimento de softwares de gestão e conta com mais de 400 funcionários no Brasil (confira mais dados sobre a empresa ao fim deste texto).

A cultura ali é o avesso da chamada “Lei de Gerson”: a companhia faz questão de que não apenas os funcionários, mas também os fornecedores, cresçam junto com o negócio. “Aqui não tem aquela história de ‘vamos pagar o mínimo possível’, por exemplo. Queremos pagar o que é justo, para que os bons profissionais e fornecedores desejem estar conosco para sempre”, afirma Ana Paula Zancanaro Socha, diretora de RH da Zucchetti. 

“Também entendemos que é mais importante o alinhamento cultural e de valores das pessoas do que as competências técnicas, pois essas podem ser desenvolvidas”, diz Socha. “Porém, se há conflitos de valores, o casamento dificilmente vai funcionar.” Já no primeiro dia de empresa, cada colaborador recebe um manual (“nossa bíblia”, diz a executiva) com os valores da companhia. 

Tudo para que haja uma simetria que, diga-se, também vale para as lideranças.

Continua após a publicidade

Alinhamento vai da base ao topo

Os gestores, na Zucchetti, precisam colocar a justiça em primeiro lugar para cada decisão. Ao demitir um funcionário, por exemplo, devem ter uma explicação bem contextualizada, que é compartilhada com o RH antes de bater o martelo. 

E a mentalidade de “não levar vantagem em tudo” viraliza entre seus líderes. Segundo a diretora de RH, há menos competitividade tóxica e mais colaboração por conta dessa filosofia. “Ontem mesmo eu estava fazendo o feedback de um diretor e ele me disse que nunca tinha vivido uma situação assim em outra empresa. Confessou que estava acostumado a um ambiente em que cada um quer se sobrepor ao outro, e aqui o clima é sempre de parceria.”

Para que essa orquestra não desafine, a Zucchetti promove campanhas para disseminação da cultura, workshops e capacitação de lideranças. Além disso, há uma análise documental periódica, com questionários, para avaliar se as pessoas estão vendo os princípios aplicados no dia a dia. 

Continua após a publicidade

“Quando você tem uma cultura clara e forte, é difícil haver incoerências de valores”, afirma Ana Paula Socha. “Mas precisamos sempre reforçá-los e acompanhá-los para saber se tudo continua fazendo sentido.”

Um raio X da Zucchetti

  • Segmento de atuação: tecnologia
  • Ano de fundação: 1978
  • Funcionários no mundo: 8.000
  • Ano de chegada ao Brasil: 2011
  • Sede no Brasil: Mogi Mirim (SP)
  • Funcionários no país: 445
  • 1° lugar entre as empresas italianas de software segundo o ranking da International Data Corporation (IDC), principal entidade do mundo no que diz respeito aos mercados de tecnologia da informação e telecomunicações.
Compartilhe essa matéria via:

Este texto faz parte da edição 90 (fevereiro/março) da VOCÊ RH. Clique aqui para conferir os outros conteúdos da revista impressa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.