Banco paga para que colaboradores se mudem para São Paulo
Adepto do 100% presencial, Stark Bank dá auxílio-realocação e ainda ajuda com aluguel de quem morar perto da Avenida Paulista, onde o custo de vida é mais alto.

Banco digital brasileiro que oferece serviços financeiros para empresas de diferentes tamanhos e necessidades, o Stark Bank, fundado em 2018, quer toda a sua equipe junta no 100% presencial. E por isso, quando contrata talentos de fora de São Paulo – do total de 128 funcionários, 17% são de outras regiões –, onde está a estrutura das operações da empresa, a instituição paga auxílio-realocação para que essas pessoas venham para a cidade.
De acordo com um levantamento da JLL Consultoria, divulgado em abril deste ano, 72% das organizações da América Latina adotaram o modelo híbrido. Porém, a decisão do banco pelo presencial total reflete um desejo de maior integração das equipes, que geralmente acontece de forma mais fluida nesse formato; além do fortalecimento da cultura empresarial e do dinamismo nos trabalhos que envolvem interação.
“O nosso objetivo é reunir pessoas que estejam aptas a trabalhar em uma empresa jovem, disruptiva e de base tecnológica, e é evidente que esses candidatos não estão restritos aos grandes centros. Por isso, expandir nossas contratações é uma forma estratégica de designar profissionais competentes a vagas que proporcionem esse desenvolvimento”, afirma Rafael Stark, CEO do Stark Bank.
“Ainda, nossa cultura interna é voltada para o empreendedorismo, o que aumenta o engajamento entre as equipes e dá a todos a chance de, junto com a liderança, trabalhar para nos tornar referência como o banco das empresas”, diz.
O auxílio-realocação é pago em parcela única para cobrir as despesas imediatas com a transferência. Para se tornar elegível, não há necessidade de comprovação de gastos, basta apresentar documentos que evidenciam a transição de localidade: novo contrato de aluguel e comprovante de residência.
Mora perto da Paulista? Vai ganhar mais
O Stark Bank também oferece um auxílio-aluguel a todos os colaboradores, com um adicional de até R$ 2 mil por mês para aqueles que residem a até 2 km da sede da empresa. O benefício está disponível para colaboradores com pelo menos seis meses de casa e, atualmente, 33% da equipe já recebe esse auxílio.
Segundo Rafael Stark, “o objetivo é promover a qualidade de vida dos colaboradores, permitindo que reduzam o tempo gasto no trânsito de São Paulo. Além disso, a região da Avenida Paulista oferece uma infraestrutura completa e proximidade com diversas facilidades. Queremos ajudar a compensar o custo de vida da área próxima ao escritório”.
Os benefícios de realocação e moradia têm sido diferenciais nos modelos de contratações e ambos atuam como fatores de atratividade no pacote do Stark Bank, enfatizando o objetivo da instituição em atrair talentos de diferentes regiões e agregando em pluralidade de ideias no cenário interno empresarial.