Acúmulo de demandas, prazos apertados, problemas técnicos. Os profissionais de TI podem sentir alguma pressão ao lidar com tudo isso – e acabarem com a saúde mental prejudicada. Para dar mais atenção a estes colaboradores, algumas empresas estão adotando o cargo de business partner.
Um business partner (ou parceiro de negócios, em português) é um profissional responsável por acompanhar de perto as operações de TI, identificando sinais de estresse e sobrecarga nos colaboradores deste setor, e por fazer a ponte entre eles e as lideranças de uma empresa.
Uma companhia que implementou o cargo de business partner (BP) recentemente é a Zallpy, que desenvolve soluções digitais customizadas. A mudança rolou em 2022 e já mostrou resultados, segundo Mariana Riccordi, head de Pessoas e Cultura da empresa.
“Identificamos casos em que os colaboradores estavam insatisfeitos, pensando em solicitar o desligamento por não enxergarem seu potencial na operação [de TI]. Graças à atuação das BPs, conseguimos reverter o cenário, realocando-os em funções mais adequadas a suas necessidades e objetivos”.
Um BP organiza reuniões regulares para que os funcionários de TI compartilhem ideias e demandas diretamente com a liderança, e atua como mediador destas reuniões. Mas ele também ajuda outros funcionários a planejar suas trajetórias profissionais; trabalha na seleção de talentos; ajuda a organizar iniciativas de engajamento e apoia a liderança no fornecimento de feedbacks.
Mariana afirma: “O resultado da atuação estratégica dos BPs tem sido a redução no turnover da empresa, aumento no eNPS [método que mede o quanto seus funcionários estão dispostos a recomendar seu local de trabalho para outras pessoas] e a melhora no índice de segurança psicológica, avaliado internamente”.