Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como a Kimberly-Clark preparou um plano para enfrentar a covid-19

Com menos de seis meses no cargo de vice-presidente de RH da Kimberly-Clark para a América Latina, Viviane Cury precisou rever as estratégias

Por Juliana Américo
15 dez 2020, 20h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Esta reportagem foi publicada na edição 70 de VOCÊ RH

    Viviane Cury, de 43 anos, é figura conhecida nos corredores da Kimberly-Clark. Com 16 anos de empresa, a executiva, que é formada em psicologia, atuou como business partner na área de vendas e marketing, na qual era responsável pelos processos de gestão de desempenho, carreiras, atração de talentos e seleção e remuneração, além de auxiliar na criação de estratégias da área.

    Em 2014, sua carreira se tornou internacional e ela foi para a Colômbia como diretora sênior de RH na região andina para gerenciar as equipes de Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela. Cerca de três anos depois, Viviane se mudou para os Estados Unidos para atuar como diretora global de recursos humanos. Ela auxiliou quase 50% da liderança mundial da Kimberly-Clark, incluindo os gestores de marketing, inovação, comunicação e jurídico, durante um processo de reestruturação global.

    Durante esse período, Viviane ainda foi importante para aumentar a diversidade na companhia – na área jurídica global, por exemplo, o número de mulheres nos cargos de diretoria ou acima disso aumentou mais de 30% e hoje representa quase metade das posições. Em setembro do ano passado, Viviane deu um novo passo e assumiu como vice-presidente de recursos humanos para a América Latina.

    Desafio

    Quando chegou à posição, em setembro de 2019, os objetivos do cargo eram claros: desenvolver estratégias para conectar a América Latina com as transformações organizacionais pelas quais a empresa estava passando, além de estimular o desenvolvimento de 12.000 talentos. Em menos de seis meses os planos viraram de cabeça para baixo por causa da covid-19, que afetou fortemente a região.
    “Essa foi uma situação que ninguém vivenciou, mas conseguimos implementar uma série de medidas. Nossa primeira reunião sobre a doença foi no dia 12 de março, e em 24 horas já tínhamos 98% das equipes administrativas com computador e acesso remoto para trabalhar de casa.”

    Continua após a publicidade

    Viviane lembra que o desafio estava em proteger os funcionários que trabalham na produção – por se tratar de uma fabricante de produtos para cuidados pessoais, as fábricas, que abrigam 60% da equipe, não podiam parar. A solução foi distribuir equipamentos de proteção individual, medir a temperatura, aumentar o número de ônibus fretados e dividir as plantas em setores para que cada grupo não tivesse contato com os outros.

    A empresa também está oferecendo treinamentos sobre como trabalhar em home office e gerenciar à distância, além de sessões ao vivo com médicos para esclarecer quais são os sintomas da covid-19 e tirar dúvidas. Embora parte das orientações sobre como enfrentar a pandemia venha da matriz, há respeito pelo jeito de ser em cada local – só na América Latina são 18 países com suas especificidades. “Existe o desafio de lidar com as diferenças e dar autonomia, mas criando um padrão para alguns processos, o que dá agilidade e escalabilidade ao negócio.”

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.