Engajamento depende da confiança nos líderes e das oportunidades de desenvolvimento
E mais: segundo pesquisa da Flash, a maioria dos profissionais (51%) estão desmotivados e pensam em pedir demissão dos seus empregos.

A confiança na liderança e as oportunidades de crescimento profissional são os fatores que mais impactam o engajamento dos trabalhadores nas empresas, de acordo com os resultados da Engaja S/A, pesquisa realizada pela Flash em parceria com a FGV e o Talenses Group.
O levantamento mostrou que 54% das pessoas avaliam positivamente a confiança que sentem em seu gestor. Enquanto isso, 52% avaliam positivamente as oportunidades de desenvolvimento que seu emprego oferece. Os índices aumentaram cinco e seis pontos percentuais, respectivamente, em relação a 2023.
A pesquisa também identificou uma discrepância entre as opiniões de gestores e colaboradores. 79% dos executivos avaliam positivamente a confiança que sentem em seus líderes, por exemplo, enquanto só 44% dos colaboradores (que não ocupam nenhum cargo de gerência) compartilham dessa visão. E 74% dos executivos avaliam positivamente as oportunidades de crescimento em suas empresas versus 42% dos colaboradores.
Segundo a Engaja S/A, a maioria dos profissionais (51%) estão desmotivados e pensam em pedir demissão dos seus empregos. Apenas 9,78% dos entrevistados afirmam que estão motivados – e que gostam do seu local de trabalho.
A pesquisa revela ainda que trabalhadores do Nordeste (49%) e do Norte (47%) são os mais motivados, enquanto a região Sul (40%) está abaixo da média nacional. “[Por isso,] é fundamental que as empresas olhem para as necessidades individuais de cada região e ofereçam políticas e práticas personalizadas, que façam sentido para seus colaboradores”, afirma Isadora Gabriel, CHRO da Flash.
Segundo o levantamento, os benefícios mais desejados pelos colaboradores são: folga no aniversário, Programa de Participação no Lucros e Resultados (PLR) e short friday. Mas Isadora alerta: “O engajamento não se constrói apenas com benefícios, mas também com propósito, inclusão e um ambiente de trabalho equilibrado.”