Uma pesquisa da empresa de benefícios Flash, realizada em parceria com o Talenses Group e a Fundação Getúlio Vargas, levantou os três fatores que mais influenciam o engajamento dos colaboradores brasileiros: confiança na liderança, significado do trabalho e boas práticas de gestão.
A confiança é o aspecto mais importante. Ele envolve a transparência que a empresa tem com seus colaboradores, além de sua capacidade de estabelecer e comunicar seu propósito. 49% dos entrevistados confiam nos gestores de sua empresa, mas os executivos são mais otimistas. 68% deles estão confiantes, contra 42% dos colaboradores.
O segundo aspecto mais importante, significado do trabalho, envolve a identificação das pessoas com seus empregos, o impacto de suas atividades na empresa (ou fora dela), o nível de autonomia que elas têm no escritório e de quanto tempo livre elas dispõem, ao longo do expediente, para dedicar ao ócio criativo – ou seja, para descansar, pensar e criar.
Já o terceiro aspecto, boas práticas de gestão, consiste na organização e no alinhamento de objetivos, em processos bem estabelecidos e cultura de feedback – item que recebeu a pior avaliação dos entrevistados pela Flash, tanto colaboradores quanto executivos, seguido pelo desenvolvimento pessoal e profissional.
Como tudo isso impacta diretamente a rotina dos empregados, desenvolver este aspecto pode melhorar consideravelmente a motivação das pessoas na companhia e, por consequência, o clima organizacional.
O levantamento considerou a opinião de 1.732 pessoas, das cinco regiões do Brasil, que ocupam diferentes posições hierárquicas em suas empresas e têm renda entre R$ 3 mil e R$ 22 mil. A grande maioria (90% dos entrevistados) possui diploma de graduação ou pós-graduação.
Este texto faz parte da edição 90 (fevereiro/março) da VOCÊ RH. Clique aqui para conferir os outros conteúdos da revista impressa.