Congelados do Ano: ação reconhece “melhores imagens travadas” em reuniões
Iniciativa da Doc9 faz montagens com imagens de quem tem problemas de conexão em reuniões online e fica "congelado" na tela — até o CEO participa
![Imagem mostra notebook com a tela mostrando várias pessoas em uma reunião online. Ao lado, uma caneca de cerâmica cor turquesa](https://gutenberg.vocerh.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/chris-montgomery-smgTvepind4-unsplash.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
stá fazendo o maior sucesso: a Doc9, empresa tech do ramo jurídico sediada em Porto Alegre, criou o prêmio Congelados do Ano para brincar com aquela situação típica das reuniões online, quando a conexão cai e o vídeo fica travado na tela. Para a ação, a equipe de marketing seleciona as melhores imagens dos “congelados” e faz uma montagem com referências a filmes, séries ou memes. O resultado é divulgado na live mensal que reúne toda a companhia — uma ideia simples que aumenta o engajamento e torna o clima corporativo mais leve.
![klaus_vecna Imagem mostra uma montagem do fundador da empresa Doc9 com o vilão da série Stranger Things, Vecna](https://gutenberg.vocerh.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/klaus_vecna.png?&w=1024&crop=1)
A iniciativa surgiu em 2020, às vésperas do Natal. “A primeira vez que os congelados apareceram foi na revista interna, em tom bem descontraído. Fez tanto sucesso que virou parte da live mensal”, conta o autor do projeto, Thell Bruno Miranda, analista de marketing. “Como era Natal, pensamos nos congelados como ‘o frio chegou e a sua internet também congelou’, tendo inclusive o CEO da empresa, Klaus Riffel, congelado já na primeira edição — algo que se repete constantemente.”
Mas prêmio é modo de dizer. “No fim do ano, fazemos os ‘melhores da Doc9’, em que os ganhadores levam pra casa o ‘Klausito de ouro’, uma estatueta com a cara do nosso CEO”, diz Thell. “Ou seja, é uma brincadeira, bem aceita por todos. Tanto que o RH ainda não puxou as nossas orelhas.”
![drupo_e_sa A imagem mostra um homem e uma mulher em uma montagem com referências ao espetáculo O Fantasma da Ópera](https://gutenberg.vocerh.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/drupo_e_sa-e1660772818257.png?&w=1024&crop=1)
Se alguém não se sentir à vontade, basta dizer à equipe que não quer participar. “Mas, desde o início dos congelados, não tivemos nenhum caso do tipo”, afirma Thell. Aliás, o que acontece é o oposto: muita gente envia imagens a cada semana. Na live geral aparecem apenas quatro ou cinco “congelados”; os demais ficam no arquivo para os meses seguintes.
![maikito Imagem mostra homem com chapeu e uma rosa na boca e, atrás, uma montagem com pessoas dançando tango](https://gutenberg.vocerh.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/08/maikito.png?&w=1024&crop=1)
“Sempre que a live mensal da empresa termina, encaminho os congelados para seus donos. Eles fazem figurinhas, compartilham com os amigos”, diz Thell. “Dessa maneira, conseguimos transformar um momento que, para muitos, poderia ser constrangedor — a imagem congelar e você não conseguir participar de uma reunião — em algo leve e que faz parte do cotidiano de quem trabalha em home office.”