A segurança psicológica tem se tornado um assunto cada vez mais discutido nas empresas. Tanto que, de acordo com uma pesquisa da Gupy, 54% dos executivos de recursos humanos consideram que isso será um indicador importante para o futuro.
Mas como garantir que as equipes se sintam psicologicamente seguras? Patrícia Ansarah e Veruska S. Galvão, fundadoras do Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) e precursoras do tema no Brasil, explicam quais são os sete elementos que compõe essa percepção. “Essa prática prova que a inovação e os resultados são menos sobre ‘quem está no time’ e mais sobre ‘como o time trabalha junto’, ou seja, sobre a qualidade das relações humanas no trabalho”, diz Veruska.
Confira os sete elementos da segurança psicológica a seguir.
1. Reagir aos erros
Se o integrante de uma equipe cometer um erro, isso não pode se voltar contra ele. As equipes têm melhor desempenho quando seus membros sentem que podem agir e falar abertamente, sem medo de serem colocados em uma situações constrangedoras, mesmo quando cometem uma gafe ou erro.
2. Lidar com as questões
Os membros do time precisam estar aptos a apontar problemas e questões difíceis de trabalho para a discussão conjunta. Portanto, é preciso desenvolver um alto nível de confiança mútua para que as pessoas saibam que podem dizer o que pensam e se sintam seguras para falar. São em momentos assim que podem surgir ideias inovadoras.
3. Aceitar a diversidade
Qualquer pessoa da equipe nunca deve rejeitar outra por ser diferente ou por pensar diferente. É fundamental que a cultura da diversidade esteja presente entre todos os membros da equipe, para que ninguém se sinta rejeitado por ter pontos de vista fora dos padrões preestabelecidos.
4. Assumir riscos
Os integrantes do time devem ter a certeza de que é seguro assumir riscos sem sofrer retaliação. Para isso, é preciso cultivar um ambiente seguro para que todos possam se arriscar sem serem julgados.
5. Pedir ajuda
É fácil pedir ajuda para membros de equipes psicologicamente seguras. Para alcançar este elemento, todos devem adotar uma cultura de aproximação, sendo acessíveis e solícitos. É importante estabelecer canais e ferramentas de comunicação para tornar o processo de ajuda mais ágil e efetivo.
6. Respeito mútuo
A relação de respeito entre os indivíduos deve ser recíproca, ninguém pode minimizar o esforço do outro de forma deliberada. Esta premissa das relações humanas deve ser baseada na solidariedade e na empatia. O respeito mútuo é um elemento poderoso para a resolução de conflitos e diálogos produtivos.
7. Apreciação
As contribuições e os talentos de cada um devem ser valorizados pela equipe. Os membros do time precisam notar que suas habilidades são utilizadas e também reconhecidas.