O número de solicitações de crédito consignado triplicou desde o início da pandemia, aponta um levantamento da Neon ConsigaMais, empresa de soluções financeiras. Segundo os dados, companhias dos segmentos de segurança, Call Center, Telecomunicações, Farmácia e Engenharia lideram o ranking de pedidos de crédito pelos funcionários.
Em 2020, o ticket médio das operações era de 3.900 reais. Em 2021, o valor aumentou para 4.500 reais. “É preciso observar que, dada a crise econômica, o governo aumentou temporariamente a margem consignável, que é o valor do salário que pode ser comprometido com empréstimo, de 30% para 35%, o que viabilizou que os clientes tomassem o crédito no valor maior”, afirma Camilla Clemente, sócia da unidade de negócios da Neon.
“Em março de 2020, tivemos 47% de aumento nos pedidos de crédito, em comparação com as solicitações do ano inteiro. Já em novembro de 2021, recebemos 35% pedidos a mais em relação ao observado em 12 meses”, diz Camilla.
O Sudeste lidera as solicitações, com São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais nas primeiras posições. Em seguida vêm as regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.