Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Dá para fazer festa da firma em 2020?

A maioria das empresas não fará comemorações, mas 89% dos funcionários consideram as celebrações importantes. Veja as alternativas para um evento seguro

Por Elisa Tozzi
16 dez 2020, 12h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As tradicionais festas de final de ano das empresas estão em xeque em 2020, já que a pandemia de covid-19 ainda não foi controlada e os índices de contaminação voltaram a crescer em diversas cidades. Neste contexto, torna-se irresponsabilidade que uma empresa conduza a comemoração normalmente: seria perigoso aglomerar funcionários para celebrar em ambientes fechados de restaurantes ou salões de festa.

    Não à toa, 71% dos empregadores não planejam festejos neste ano, segundo um levantamento da Edenred Brasil feito com 224 empresas e 5.700 funcionários. Para compensar a falta de festa, 66% das companhias vão enviar presentes para as casas dos empregados. No entanto, a mesma pesquisa demonstra que os funcionários gostariam de algum tipo de celebração: 89% consideram esse ritual importante. Mas dá para atender a esse desejo?

    Criatividade à distância

    Para Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning,  empresa de soluções digitais para treinamento e desenvolvimento corporativo, é possível fazer isso com criatividade. “Existem diversas formas de realizar um evento digital que possa atrair os funcionários, pode ser desde uma live exclusiva com algum famoso, caixas surpresas que podem ser enviadas para casa dos funcionários com quitutes e bebidas e até mesmo realizar um concurso com premiações”, diz o executivo. Na LEO Learning, por exemplo, haverá um evento online com premiação para os profissionais que se destacaram ao longo do ano e um show virtual feito pelos próprios funcionários.

    Para ter mais engajamento na festa, uma dica é o RH rodar uma pesquisa interna pedindo sugestões aos funcionários sobre que tipo de entretenimento eles gostariam de ter. De acordo com Natasha de Caiado Castro, especialista em inteligência de mercado e marketing de experiências e CEO da Wish International, empresa especializada em eventos digitais, é possível criar ações como aula remota com um chef de cozinha (com direito à kit de ingredientes), festa virtual com bebidas e quitutes enviados pela empresa; e festa em formato drive-in com funcionários e familiares em seus carros reunidos para assistir a um show. “É importante usar a inovação e recursos para reforçar os laços — mesmo distantes fisicamente. Isso evidencia a liderança humanizada por parte dos gestores e faz com que o funcionário se sinta perfeitamente parte da corporação”, diz Natasha.

    Continua após a publicidade

    Integração digital

    Na Ocyan, empresa de óleo e gás, a comemoração virtual aconteceu em 3 de dezembro num evento transmitido pelo YouTube que integrou funcionários os funcionários dos escritórios e o pessoal da operação, que fica embarcado nas plataformas de petróleo. O evento contou com show ao vivo transmitido do Museu de Arte do Rio (MAR), voucher para que os funcionários em home office pudesse pedir comidas especiais em casa, jantar coletivo para o pessoal das embarcações (que seguem protocolos de segurança da covid-19) e distribuição de camisetas comemorativas. Além disso, a cerimônia foi traduzida para a linguagem de Libras. “Procuramos incentivar a todo momento a participação dos integrantes e suas famílias, com homenagens, atrações e surpresas ao longo da programação”, diz Nir Lander, diretor de Pessoas e Gestão da Ocyan.

    4 dicas para boas comemorações online

    Veja quais são as orientações de Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning Brasil, para evitar gafes online

    1. Cuidado com áudio e vídeo
    Preste atenção para ver se os dispositivos estão ligados ou desligados e fique atento ao que você dirá.

    2. Roupas
    Nada de exageros ou usar roupas que não condizem com o trabalho, a menos que fique combinado com a empresa que a festa será à fantasia, por exemplo. Se for o caso, o RH deve comunicar todos antes do evento.

    Continua após a publicidade

    3. Ambiente
    A festa é da empresa, então, é melhor estar num lugar dedicado ao home office. Participar da cama ou deitado na rede pode pegar mal

    4. Bebidas alcoólicas
    Melhor evitar o consumo caso a empresa não disponibilize bebidas aos funcionários. Se a empresa enviar drinks, o cuidado é para manter a sobriedade

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.