A partir de janeiro, a Bimbo Brasil, empresa de panificados detentora de marcas como Pullman e Nutrella, vai adotar um novo modelo de trabalho, com quatro dias por semana de atuação remota e apenas um no escritório. A iniciativa contempla 90% do quadro administrativo, além de outras funções que permitem a prática.
“Desde o início da pandemia, os colaboradores administrativos estão trabalhando remotamente. Então, o regresso teria que fazer sentido do ponto de vista da produtividade e do bem-estar dos nossos times”, afirma Mario Escotero, diretor de gestão de pessoas, comunicação e assuntos corporativos da companhia. “Nesse dia presencial também podem ser consideradas visitas a clientes e aos pontos de venda.”
O novo modelo permite avançar também na adoção de mais uma prática estratégica para os negócios: a contratação de profissionais de outros estados para posições remotas. “Queremos reter talentos e expandir nossa capacidade de olhar para praças em que não possuímos escritório”, diz Escotero. “O mercado nos pede flexibilidade e uma gestão capaz de aprender junto com seus times. Esse modelo 4×1 é inédito no Grupo Bimbo.”
Até o fim de 2022, a empresa prevê investir R$ 2 milhões para adaptar suas estruturas e remodelar políticas e práticas. Nos próximos meses, a companhia deve anunciar, por exemplo, o benefício de terapia online gratuita para todos os funcionários interessados e a jornada reduzida para o administrativo às sextas-feiras.