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Empresa lança programa para aumentar a diversidade entre os fornecedores

Mondelēz investe 400 milhões de reais em iniciativa para empresas com pelo menos 51% de sócios mulheres, PCD, indígenas, pretos e pardos ou LGBTQIA+

Por Letícia Furlan
Atualizado em 19 abr 2023, 15h46 - Publicado em 7 abr 2023, 07h02
Grupo de funcionários diversos conversa em um escritório
 (Kindel Media/Pexels/Divulgação)
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O

assunto é quente e os últimos acontecimentos do mundo corporativo envolvendo mão de obra terceirizada deixam claro: as empresas precisam criar e consolidar ações de responsabilidade social envolvendo prestadores de serviço. E isso inclui estender à rede as iniciativas realizadas internamente.

A multinacional Mondelēz, dona de marcas como Oreo, Bis, Lacta, Trident, Club Social, Halls e Tang, quer avançar nesse quesito, ampliando suas políticas de diversidade não só no quadro de funcionários mas também entre os fornecedores.

A companhia definiu quatro grandes frentes de atuação: pessoas com deficiência, mulheres na liderança, talentos negros e pessoas LGBTQIA+. “Nosso objetivo é espelhar internamente a realidade da sociedade brasileira em termos de diversidade”, afirma Daniela Sagaz, líder de diversidade e inclusão da Mondelēz Brasil.

Atualmente, a empresa tem 50% dos cargos de liderança sênior ocupados por mulheres. No quadro geral de funcionários, são 5% de pessoas com deficiência e 2,3% de pessoas trans, além de 26% de pretos e pardos em posições administrativos. A meta é melhorar esses índices ainda em 2023, chegando a 35% de pretos e pardos em cargos administrativos e 17% na liderança, e 5,5% de PCDs na companhia. Outra meta é conseguir mais diversidade entre os parceiros.

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A solução

Para isso, a Mondelēz vai colocar 400 milhões de reais no programa Investir com Propósito, voltado para a contratação de fornecedores que tenham no quadro societário pelo menos 51% de mulheres, pessoas com deficiência, indígenas, pretos e partos ou LGBTQIA+. “Todo o nosso processo de compras tem um olhar diverso, não apenas ligado ao melhor preço”, afirma Gilson Alencar, gerente de compras e líder do projeto de diversidade e inclusão na cadeia de fornecedores da Mondelēz Brasil.

Neste ano, serão selecionadas 20 companhias de Bezerros, Caruaru, Escada, Glória do Goitá, Gravatá, Moreno, Pombos, Recife, Vitória de Santo Antão e outros municípios de Pernambuco, onde está localizada uma das fábricas da companhia. “Empresas que têm diversidade entre os sócios acabam refletindo isso no quadro de empregados”, afirma Gilson. Outro pré-requisito para participar do programa é faturar até 360 mil reais por ano.

Entre os atuais fornecedores da Mondelēz, 357 são liderados por mulheres, 50 por pretos e pardos, 12 por pessoas LGBTQIA+ e um por PCD. Somados, esses prestadores de serviço representam 15% do total e 9% dos gastos da multinacional em 2022.

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Mondelez
(VOCÊ RH/VOCÊ RH)
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