Empresa lança programa para aumentar a diversidade entre os fornecedores
Mondelēz investe 400 milhões de reais em iniciativa para empresas com pelo menos 51% de sócios mulheres, PCD, indígenas, pretos e pardos ou LGBTQIA+
assunto é quente e os últimos acontecimentos do mundo corporativo envolvendo mão de obra terceirizada deixam claro: as empresas precisam criar e consolidar ações de responsabilidade social envolvendo prestadores de serviço. E isso inclui estender à rede as iniciativas realizadas internamente.
A multinacional Mondelēz, dona de marcas como Oreo, Bis, Lacta, Trident, Club Social, Halls e Tang, quer avançar nesse quesito, ampliando suas políticas de diversidade não só no quadro de funcionários mas também entre os fornecedores.
A companhia definiu quatro grandes frentes de atuação: pessoas com deficiência, mulheres na liderança, talentos negros e pessoas LGBTQIA+. “Nosso objetivo é espelhar internamente a realidade da sociedade brasileira em termos de diversidade”, afirma Daniela Sagaz, líder de diversidade e inclusão da Mondelēz Brasil.
Atualmente, a empresa tem 50% dos cargos de liderança sênior ocupados por mulheres. No quadro geral de funcionários, são 5% de pessoas com deficiência e 2,3% de pessoas trans, além de 26% de pretos e pardos em posições administrativos. A meta é melhorar esses índices ainda em 2023, chegando a 35% de pretos e pardos em cargos administrativos e 17% na liderança, e 5,5% de PCDs na companhia. Outra meta é conseguir mais diversidade entre os parceiros.
A solução
Para isso, a Mondelēz vai colocar 400 milhões de reais no programa Investir com Propósito, voltado para a contratação de fornecedores que tenham no quadro societário pelo menos 51% de mulheres, pessoas com deficiência, indígenas, pretos e partos ou LGBTQIA+. “Todo o nosso processo de compras tem um olhar diverso, não apenas ligado ao melhor preço”, afirma Gilson Alencar, gerente de compras e líder do projeto de diversidade e inclusão na cadeia de fornecedores da Mondelēz Brasil.
Neste ano, serão selecionadas 20 companhias de Bezerros, Caruaru, Escada, Glória do Goitá, Gravatá, Moreno, Pombos, Recife, Vitória de Santo Antão e outros municípios de Pernambuco, onde está localizada uma das fábricas da companhia. “Empresas que têm diversidade entre os sócios acabam refletindo isso no quadro de empregados”, afirma Gilson. Outro pré-requisito para participar do programa é faturar até 360 mil reais por ano.
Entre os atuais fornecedores da Mondelēz, 357 são liderados por mulheres, 50 por pretos e pardos, 12 por pessoas LGBTQIA+ e um por PCD. Somados, esses prestadores de serviço representam 15% do total e 9% dos gastos da multinacional em 2022.
Esta reportagem faz parte da edição 85 (abril/maio) de VOCÊ RH. Clique aqui para se tornar nosso assinante