Games, mentoria e coaching: como a CCEE inovou sua gestão
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) recebeu o selo Innovative Workplaces, concedido pelo MIT Technology Review Brasil. Entenda por quê.
Em julho, a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) recebeu o selo Innovative Workplaces, concedido pelo MIT Technology Review Brasil. Essa conquista tem a ver com os esforços contínuos para promover a inovação e a colaboração entre suas equipes. O reconhecimento premia um trabalho voltado a modernizar sua gestão.
A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos que atua na compra e venda de eletricidade, para garantir que ela chegue tanto à população quanto aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, transmissores, distribuidores e consumidores com essa finalidade. Suas operações liquidam anualmente mais de R$ 150 bilhões.
No entanto, por atuar em um ambiente de contratação regulada, e pelo próprio perfil mais técnico de seus profissionais, a organização vinha enfrentando um desafio relacionado à sua cultura: as lideranças atuavam no antigo modelo de comando e controle, e os colaboradores seguiam esse padrão, que dá pouco espaço a um ambiente mais inovador.
“Percebemos que, para evoluir em questões como abertura de mercado e a relevância na transição energética, precisávamos de uma cultura diferente, com mais colaboração e inovação”, afirma Tiago Hayashida, líder de Gestão de Pessoas. “Então começamos a fazer um trabalho de formação inicialmente das lideranças, visando a mudanças de práticas de administração.”
Essa iniciativa com os líderes foi bastante personalizada, evitando colocar todo mundo na mesma sala de aula. Isso porque cada gestor está em um momento de sua trajetória na empresa, e precisava de uma formação mais adequada ao seu estilo.
“Fizemos mentoria e coaching com nossos gestores, não apenas nos temas de colaboração e inovação, mas também para um aumento da humanização, já que essas pessoas têm um perfil muito técnico”, diz Hayashida. “Trabalhamos para que as lideranças se aproximassem de suas equipes de modo a abrir canais que favorecessem a melhoria do clima.”
Além dessas ações, a CCEE lançou um programa modular, em parceria com a Fundação Dom Cabral, de gestão de projetos inovadores. E agora está com uma iniciativa da FIA Business School, sobre programação digital, que se estende aos demais funcionários.
Jogos que estimulam a inovação
Outra iniciativa realizada recentemente foi o chamado Selo de Inovação. Os colaboradores escreveram sobre sua participação em projetos inovadores para concorrer a um prêmio, com a curadoria de pessoas de fora da CCEE. Quem venceu ganhou a oportunidade de conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Além desses trabalhos, a CCEE tem investido mais na saúde de seus colaboradores. Lançou o programa Vida Ativa, outro por meio da gamificação. Neste, as pessoas comprovam hábitos saudáveis, ganham pontos e participam de um evento de premiação. “Essa iniciativa também faz parte da humanização da empresa, pois os colaboradores se sentem acolhidos e cuidados”, aponta Tiago Hayashida.
Para medir o quanto a Câmara de Comércio tem evoluído nessas questões, o RH trabalhou com indicadores ligados à metodologia da Great Place to Work. Um desses indicadores que a GPTW calcula é o Innovation Velocity Ratio (IVR). Esse índice, que avalia o aprimoramento da inovação e da agilidade organizacional, teve um aumento significativo, passando de 6,16 em 2022 para 8,97 em 2023.
Números que confirmam que a CCEE, ao atuar na mudança de mentalidade de suas lideranças e no acolhimento de seus colaboradores, está atingindo seu objetivo: transformar-se numa organização mais inovadora, colaborativa e, sobretudo, humana.