Preocupada em manter o bem-estar psicológico de seus funcionários, a multinacional de tecnologia SAP decretou feriado em 27/4 para que seus 100.000 empregados espalhados ao redor do mundo pudessem descansar. A folga é remunerada e foi batizada de Dia da Saúde Mental na empresa.
A medida foi tomada depois que uma pesquisa interna da companhia relevou que 1/3 dos trabalhadores estava com níveis altos de estresse. “Globalmente, por meio dos comitês de crise, identificamos maior necessidade de pausas em função nas mudanças impostas pela pandemia. O Dia da Saúde Mental é um incentivo para que todos os colaboradores dediquem o dia para fazer algo que traga bem-estar e tempo de convivência com a família”, explica Fernanda Saraiva, diretora de RH da SAP Brasil.
A prática, aliada a rodas de conversa e palestras sobre saúde mental, tem o objetivo de desmistificar os cuidados psicológicos. “É um alerta para a importância de estar atento à saúde mental e reforçar a necessidade de falar abertamente sobre o tema no ambiente corporativo, sem estigmas e pré-julgamentos”, diz Fernanda. Recentemente, o LinkedIn adotou a mesma estratégia e colocou seus empregados em descanso remunerado durante uma semana.