Prefeitura de Tóquio adotará escala 4×3 a partir de abril
O objetivo da iniciativa é frear o envelhecimento da população japonesa, ajudando os profissionais a conciliar filhos e carreira. Saiba mais.

Funcionários da prefeitura de Tóquio poderão tirar três dias de folga por semana a partir de abril. A semana de quatro dias úteis é uma iniciativa da capital japonesa para tentar aumentar as taxas de natalidade do país e combater o envelhecimento da população.
Hoje, os funcionários do governo metropolitano de Tóquio usam um sistema de horário flexível que permite adicionar um dia extra de folga a cada quatro semanas. A prefeitura vai revisar esse sistema, permitindo que os profissionais tirem uma folga extra por semana.
Profissionais com filhos no primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental também poderão trocar parte de seu salário por jornadas de trabalho mais curtas.
“Continuaremos a revisar os estilos de trabalho de forma flexível para garantir que as mulheres não tenham que sacrificar suas carreiras devido a eventos como partos ou criação de filhos”, disse Yuriko Koike, governadora da capital japonesa, durante uma sessão da Assembleia Metropolitana de Tóquio.
“Empoderar as mulheres, uma meta que ficou muito atrás do resto do mundo [no Japão], é uma questão de longa data em nosso país”, afirmou Koike, argumentando que superar a disparidade é fundamental para criar um futuro em que todos possam prosperar.
Outras prefeituras japonesas, como Ibaraki e Chiba, adotaram a semana de quatro dias para a maioria dos seus funcionários. Miyagi também – e pretende estender o esquema de trabalho para todos os colaboradores até 2026. A cidade de Kuji, por sua vez, testa a redução da jornada de trabalho desde maio – e planeja adotá-la totalmente em 2025.
O Japão é um dos países com a população mais velha do mundo. Em 2023, sua taxa de fertilidade caiu para 1,2, enquanto a taxa de reposição global é de aproximadamente 2,1. Este ano, apenas 350 mil pessoas nasceram entre janeiro e junho no país. Houve, portanto, uma queda de 5,7% em relação ao mesmo período de 2023.
Especialistas acreditam que, além de facilitar a vida das pessoas que tentam conciliar filhos e carreira, a escala 4×3 pode ajudar o Japão a superar sua cultura de trabalho intenso no longo prazo. Estudos em diversos países, inclusive no Brasil, mostraram que a redução da jornada de trabalho pode melhorar a saúde mental dos profissionais e seu desempenho no escritório. (Saiba mais nesta matéria.)