Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Premiação destacou as empresas com RH mais inovador do Brasil

Conheça as vencedoras do Think Work Flash Innovation 2023. Evento teve participação do guru de liderança Ram Charan e painel com mulheres CEOs.

Por Alexandre Carvalho
Atualizado em 17 ago 2023, 15h07 - Publicado em 17 ago 2023, 15h01
Vencedores do evento estão reunidos no palco
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade
C

oncorrendo com mais de 400 outros projetos, a consultoria high-tech e desenvolvedora de tecnologias Zup ficou com o maior destaque do Prêmio Think Work Flash Innovation 2023, sendo considerada a empresa com o RH mais inovador do Brasil. A premiação, que também apontou vencedores em 12 categorias distintas, aconteceu nesta terça-feira, dia 15 de agosto, em São Paulo, durante o evento Flash Humanidades, realizado pela empresa de benefícios corporativos Flash.

Além do maior prêmio da noite, a Zup venceu na categoria “Cultura Organizacional”. Com 2,9 mil funcionários remotos, em 430 cidades, a empresa encontrou nas comunidades uma saída para promover a conexão entre as pessoas e fortalecer a cultura corporativa. O sistema funciona em grupos de chats que estimulam as trocas para além dos temas de trabalho. Também realizam encontros presenciais e ações de apoio à sociedade.

Outro destaque entre os premiados foi a Editora Mol. Vencedora da categoria “Remuneração e Benefícios”, a empresa ganhou o prêmio de melhor iniciativa inovadora de acordo com os votos dos convidados. A Mol é pioneira no país ao adotar a licença menstrual, oferecendo dois dias de folga mensais para mulheres, sem necessidade de comprovação médica.

Os vencedores das 12 categorias

 

Atração e Retenção

BRF

Em substituição à troca de e-mails, a empresa adotou uma IA por whatsapp para ajudar na busca por vagas e apoiar os candidatos.

Carreira

Gera

Continua após a publicidade

A avaliação de desempenho é feita pelo impacto que cada funcionário gera em quatro níveis: individual, time, área e companhia. E pelo papel que desempenha na empresa.

Cultura Organizacional

Zup

Desenvolvimento Profissional

Grupo Sinagro

Com um aumento de 400% na área comercial, a empresa de insumos para o agronegócio precisava treinar a equipe, e a solução veio em forma de gamificação: a Batalha do Cerrado.

Desenvolvimento de Jovens

Totvs

Continua após a publicidade

Para conectar jovens em vulnerabilidade social, eles recebem capacitação em tecnologia e soft skills, e podem acompanhar funcionários no dia a dia. 65% da primeira turma do programa está empregada.

Diversidade

Bradesco

O programa Violência Contra a Mulher é da Nossa Conta apoia funcionárias e familiares que passam por casos de violência doméstica. Quase 25 mil funcionários passaram por iniciativas educacionais.

Employee Experience

Petrobras

No onboarding de 1.550 novos funcionários, dezenas de colaboradores deram as boas-vindas aos novatos atuando como porta-vozes, tutores e até artistas. A programação ainda incluiu imersão via realidade virtual. 

Continua após a publicidade

Liderança

Raízen

A empresa desafiou 3 mil gestores a pensar em 2030 e criou um laboratório para formar a liderança na transição para energias renováveis. Com a iniciativa, a percepção positiva da cultura subiu 10%.

People Analytics

Ecolab

Usando dados de desempenho, histórico de aumentos e potencial, o RH obteve um orçamento adicional de R$ 1,2 milhão para ações de retenção de talentos em 2023.

Remuneração e Benefícios

Editora Mol

Continua após a publicidade

Saúde e Qualidade de Vida

Pipo Saúde

Assim como as mães, os pais têm uma licença de quatro meses, com afastamento obrigatório, após o nascimento ou adoção de um filho. A iniciativa visa promover a igualdade de gênero na empresa.

Transformação Digital no RH

Vivo

Num programa que alcança 120 mil pessoas no Brasil, influenciadores digitais oferecem treinamentos mais engajadores. A linguagem se aproxima das redes sociais, com vídeos, lives, social learning e microlearning.

Evento teve provocações com Ram Charam e mulheres discutindo engajamento

Antes da premiação, o Flash Humanidades promoveu um painel em que três mulheres CEOs discutiram o engajamento como estratégia de negócio: Rachel Maia, ex-CEO da Lacoste Brasil, Flávia Bittencourt, CEO da Adidas Brasil, e Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin. “Os líderes precisam estar próximos aos liderados. Quando a gente traz genuinidade para o discurso, consegue se aproximar mais do seu propósito”, afirmou Rachel Maia, uma referência de líder negra, que também trouxe o assunto diversidade para o painel.

Continua após a publicidade

E um momento por que todos esperavam foi a interação entre o guru indiano de liderança Ram Charan (considerado pela Forbes o maior consultor vivo do planeta) e o apresentador Marcelo Tas. O brasileiro repetiu a dinâmica de seu programa “Provocações”, exibido na TV Cultura, para extrair os ensinamentos e conselhos de seu interlocutor.

Ram Charan, à direita, sendo
Ram Charan, à direita, sendo “provocado” por Marcelo Tas. (Divulgação/Divulgação)

Charan questionou por que não há uma importância do RH nas empresas equivalente à de um CFO, por exemplo. E apontou que a chave da boa liderança é saber encontrar a melhor posição para os talentos da empresa. “No esporte, você não pode colocar uma pessoa na posição em que ela não joga bem. Nas companhias tem de ser assim também. Se você colocar a pessoa certa no lugar certo, e se o trabalho estiver estruturado da forma correta, não há como errar.”

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.