Premiação destacou as empresas com RH mais inovador do Brasil
Conheça as vencedoras do Think Work Flash Innovation 2023. Evento teve participação do guru de liderança Ram Charan e painel com mulheres CEOs.
oncorrendo com mais de 400 outros projetos, a consultoria high-tech e desenvolvedora de tecnologias Zup ficou com o maior destaque do Prêmio Think Work Flash Innovation 2023, sendo considerada a empresa com o RH mais inovador do Brasil. A premiação, que também apontou vencedores em 12 categorias distintas, aconteceu nesta terça-feira, dia 15 de agosto, em São Paulo, durante o evento Flash Humanidades, realizado pela empresa de benefícios corporativos Flash.
Além do maior prêmio da noite, a Zup venceu na categoria “Cultura Organizacional”. Com 2,9 mil funcionários remotos, em 430 cidades, a empresa encontrou nas comunidades uma saída para promover a conexão entre as pessoas e fortalecer a cultura corporativa. O sistema funciona em grupos de chats que estimulam as trocas para além dos temas de trabalho. Também realizam encontros presenciais e ações de apoio à sociedade.
Outro destaque entre os premiados foi a Editora Mol. Vencedora da categoria “Remuneração e Benefícios”, a empresa ganhou o prêmio de melhor iniciativa inovadora de acordo com os votos dos convidados. A Mol é pioneira no país ao adotar a licença menstrual, oferecendo dois dias de folga mensais para mulheres, sem necessidade de comprovação médica.
Os vencedores das 12 categorias
Atração e Retenção
BRF
Em substituição à troca de e-mails, a empresa adotou uma IA por whatsapp para ajudar na busca por vagas e apoiar os candidatos.
Carreira
Gera
A avaliação de desempenho é feita pelo impacto que cada funcionário gera em quatro níveis: individual, time, área e companhia. E pelo papel que desempenha na empresa.
Cultura Organizacional
Zup
Desenvolvimento Profissional
Grupo Sinagro
Com um aumento de 400% na área comercial, a empresa de insumos para o agronegócio precisava treinar a equipe, e a solução veio em forma de gamificação: a Batalha do Cerrado.
Desenvolvimento de Jovens
Totvs
Para conectar jovens em vulnerabilidade social, eles recebem capacitação em tecnologia e soft skills, e podem acompanhar funcionários no dia a dia. 65% da primeira turma do programa está empregada.
Diversidade
Bradesco
O programa Violência Contra a Mulher é da Nossa Conta apoia funcionárias e familiares que passam por casos de violência doméstica. Quase 25 mil funcionários passaram por iniciativas educacionais.
Employee Experience
Petrobras
No onboarding de 1.550 novos funcionários, dezenas de colaboradores deram as boas-vindas aos novatos atuando como porta-vozes, tutores e até artistas. A programação ainda incluiu imersão via realidade virtual.
Liderança
Raízen
A empresa desafiou 3 mil gestores a pensar em 2030 e criou um laboratório para formar a liderança na transição para energias renováveis. Com a iniciativa, a percepção positiva da cultura subiu 10%.
People Analytics
Ecolab
Usando dados de desempenho, histórico de aumentos e potencial, o RH obteve um orçamento adicional de R$ 1,2 milhão para ações de retenção de talentos em 2023.
Remuneração e Benefícios
Editora Mol
Saúde e Qualidade de Vida
Pipo Saúde
Assim como as mães, os pais têm uma licença de quatro meses, com afastamento obrigatório, após o nascimento ou adoção de um filho. A iniciativa visa promover a igualdade de gênero na empresa.
Transformação Digital no RH
Vivo
Num programa que alcança 120 mil pessoas no Brasil, influenciadores digitais oferecem treinamentos mais engajadores. A linguagem se aproxima das redes sociais, com vídeos, lives, social learning e microlearning.
Evento teve provocações com Ram Charam e mulheres discutindo engajamento
Antes da premiação, o Flash Humanidades promoveu um painel em que três mulheres CEOs discutiram o engajamento como estratégia de negócio: Rachel Maia, ex-CEO da Lacoste Brasil, Flávia Bittencourt, CEO da Adidas Brasil, e Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin. “Os líderes precisam estar próximos aos liderados. Quando a gente traz genuinidade para o discurso, consegue se aproximar mais do seu propósito”, afirmou Rachel Maia, uma referência de líder negra, que também trouxe o assunto diversidade para o painel.
E um momento por que todos esperavam foi a interação entre o guru indiano de liderança Ram Charan (considerado pela Forbes o maior consultor vivo do planeta) e o apresentador Marcelo Tas. O brasileiro repetiu a dinâmica de seu programa “Provocações”, exibido na TV Cultura, para extrair os ensinamentos e conselhos de seu interlocutor.
Charan questionou por que não há uma importância do RH nas empresas equivalente à de um CFO, por exemplo. E apontou que a chave da boa liderança é saber encontrar a melhor posição para os talentos da empresa. “No esporte, você não pode colocar uma pessoa na posição em que ela não joga bem. Nas companhias tem de ser assim também. Se você colocar a pessoa certa no lugar certo, e se o trabalho estiver estruturado da forma correta, não há como errar.”