SAP, empresa alemã criadora de softwares, deu um dia de licença remunerada para todos os mais de 100 mil funcionários ao redor do mundo — a data escolhida foi 31 de maio. A ideia é que a folga seja aproveitada para que cada um cuide da saúde mental da maneira como achar melhor, realizando atividades que propiciem bem-estar.
É a segunda vez que a companhia realiza a ação — a primeira foi em 2021 —, como parte de um programa mais amplo que inclui palestras, treinamentos e encontros que abordam a questão. “O mundo corporativo precisa aprender a tratar desses temas sensíveis de forma humanizada, sem estigmas”, afirma Fernanda Saraiva, diretora de RH da SAP Brasil.
A medida acontece após um levantamento realizado no início de 2021, o SAP Qualtrics Remote Work Pulse, mostrar que um terço dos profissionais da empresa apresentavam sinais de estresse. O resultado está alinhado com uma tendência global: de acordo com o Fórum Econômico Mundial, um em cada três adultos lidam atualmente com quadros de depressão ou ansiedade em decorrência da pandemia.
Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.