Falta de reconhecimento, de um plano de carreira ou de protagonismo. Todos esses problemas não superam um ambiente de trabalho tóxico quando o assunto é o motivo para pedir demissão.
Esta é, pelo menos, a opinião de 43% dos 387 entrevistados em uma pesquisa da The School of Life, organização especialista em inteligência emocional, e da Robert Half, empresa global de soluções em talentos.
O primeiro passo para resolver o problema é, claro, identificá-lo. “Para isso, os departamentos de RH podem adotar algumas estratégias, como a aplicação de pesquisas de clima organizacional, a avaliação dos índices de turnover e a implementação de uma cultura de feedbacks anônimos”, afirma Maria Sartori, diretora da Robert Half.
Uma vez diagnosticado o problema, é hora de agir. Para melhorar o clima do escritório, vale treinar as lideranças, promover o desenvolvimento de soft skills e oferecer programas de apoio à saúde mental.
Mas não espere resultados imediatos. Sartori alerta: “É preciso ter em mente que a mudança não ocorre da noite para o dia, e que criar e manter ambientes saudáveis envolve um esforço coletivo”.