Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Dificuldade em expressar emoções tem a ver com competitividade

Estudo da USP indica que as relações se baseiam cada vez mais na utilidade e são carentes de afeto e compreensão

Por Redação
30 mar 2023, 06h58
Mulher loira com babyliss e óculos de acetato preto toma café da starbucks ao ar livre
 (Caleb George/Unsplash/Divulgação)
Continua após publicidade
A

dificuldade de reconhecer e expressar emoções tem nome, alexitimia, e pode ser fruto de uma construção social. É o que defendem os psicólogos Avelino Luiz Rodrigues e Allan Felippe Rodrigues Caetano, professores do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, em artigo recente publicado na revista Neurociências e Comportamento e divulgado no Jornal da USP.

Para os pesquisadores, é evidente que existe um empobrecimento da linguagem, tanto oral quanto escrita. “A redução do vocabulário atesta o empobrecimento da linguagem. Menos palavras e menos verbos conjugados significam menor capacidade de expressar emoções e de elaborar o pensamento”, afirmam.

Outro agravante seria o aumento do sofrimento cotidiano, com crescente competitividade social e econômica e o volume de informações recebidas diariamente — tão grande que impede as pessoas de processarem esses dados adequadamente.

Segundo os psicólogos, esse contexto pode levar ao desenvolvimento da alexitimia, em que as relações são baseadas na utilidade — carentes de afeto — e os indivíduos mostram traços afetivos pobres, dificuldade em aprender os próprios sentimentos e os dos outros e tendência à dependência ou solidão.

Para os pesquisadores, entender a alexitimia como resultado de uma construção socioeconômica pode ajudar na compreensão e na abordagem terapêutica da condição.

E essa discussão é bem-vinda nas empresas, que lidam cada vez mais com o desengajamento dos profissionais com o trabalho e o aumento dos casos de depressão e ansiedade entre os profissionais. Os apontamentos mostram que as políticas de saúde e bem estar devem considerar a criação de ambientes menos competitivos e mais empáticos e o cuidado com os excessos na comunicação.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.