Psicologia positiva: os dois tipos de felicidade e por que ambos importam
Contribuir de forma positiva com o mundo também é uma forma de felicidade, e ela se torna mais evidente em tempos de crise
incerteza vinda com a pandemia da covid-19 dominou nossas atenções. Em tempos tão urgentes, a professora e especialista em liderança positiva Amélie de Marsily reflete se pensar na própria felicidade é o certo a se fazer.
Os últimos anos trouxeram várias novas questões que dominaram a nossa atenção. Indivíduos e organizações foram forçados a tomar decisões impactantes em tempos de incerteza sem precedentes, e essa tomada de decisão ocupou a linha de frente de nossa vida. Nesse contexto, resiliência se tornou uma palavra da moda, enquanto outras, como felicidade, foram evitadas, levando à pergunta: é um desperdício de tempo se preocupar com a felicidade nesse contexto caótico, com assuntos e decisões importantes demandando mais atenção? Afinal, Einstein disse a famosa frase: “O bem-estar e a felicidade nunca me apareceram como um objetivo absoluto. Estou até inclinado a comparar tais objetivos morais com a ambição de um porco.”
Dois tipos de felicidade
O que Einstein quis dizer? Não somos mais do que porcos (metaforicamente falando) se nos preocuparmos com a felicidade?
Por trás da frase está, a meu ver, uma sutil diferença entre dois tipos de felicidade. O primeiro é o bem-estar que vem de atividades que nos trazem prazer, como fazer exercícios, passar tempo com os entes queridos, comer bem, divertir-se, fazer sexo, fazer coisas que nos interessam. Essas são geralmente derivadas do que podemos obter do mundo — vamos chamá-las de necessidades hedônicas, que não são de forma alguma triviais. Essa é a felicidade primitiva que Einstein ridicularizou, com sua ideia de que apenas os animais — nesse caso, os porcos — existem para receber do mundo em vez de dar a ele. Isso está em completo contraste com as muitas contribuições científicas que o próprio Einstein fez ao mundo físico, contribuições que também foram a base de seu sustento.
Quando o caos nos atinge, nos elevamos ao nosso potencial mais alto e entregamos-o ao mundo
E isso leva ao segundo tipo de felicidade: o bem-estar que surge independentemente de estímulos agradáveis e que geralmente é derivado do que colocamos no mundo. Essa felicidade vem da geração de ideias, quando somos criativos ou inovadores, construímos amizades fortes ou desenvolvemos julgamentos e visões sobre o mundo, e também quando apoiamos amigos, colegas, familiares e nossa comunidade. Um famoso estudo de 2008 descobriu que a felicidade que sentimos quando recebemos 20 dólares para gastar dura muito mais quando gastamos com outra pessoa do que com nós mesmos. Em outras palavras, estamos preparados para compartilhar e contribuir com o mundo.
E temos provas recentes dos desafios desse ano. Basta olhar para a infinidade de histórias que surgiram durante a pandemia e as muitas semanas de confinamento. Histórias de como as pessoas se ajudaram e apoiaram umas às outras, se conectaram com seus entes queridos de novas maneiras e se aproximaram de seus amigos e colegas. O filósofo holandês Rutger Bregman publicou recentemente um livro chamado Humankind, A Hopeful History (Humanidade, Uma História Esperançosa, em tradução livre) que desmascara a ideia de que supostamente temos um monstro dentro de nós esperando para se rebelar. Ele demonstra o contrário, que quando o caos nos atinge, nós nos elevamos ao nosso potencial mais alto e damos ao mundo.
É inegável que a felicidade é importante. A mensagem de Einstein não era ignorar a felicidade, mas usar nossos cérebros para aprender e entender quem somos como espécie, para que possamos não apenas atender às nossas necessidades básicas de saúde, abrigo, educação, amor e amizade, mas também encontrar uma maneira de contribuir para o mundo. Essa contribuição é o que pode nos colocar no caminho da felicidade.
Felicidade como mistério não binário e detectável
Uma armadilha comum ao pensar sobre a felicidade é vê-la como o destino de uma jornada, uma progressão linear de infeliz para feliz. Pelo contrário, Tal Ben-Shahar, fundador da Academia de Estudos da Felicidade, que deu uma aula incrivelmente bem-sucedida na Universidade de Harvard sobre psicologia positiva, argumentou que devemos nos concentrar em ser mais felizes, não simplesmente “felizes”, explicando: “Felicidade é algo contínuo e não binário. Você pode continuar alcançando novos níveis de felicidade ao longo de sua vida. Se você ficar apenas 4% mais feliz, você se tornará mais inovador, melhor ouvinte, mais engajado… Isso é extremamente importante para os líderes do século XXI.”
Mario Alonso Puig, cirurgião, membro da Harvard Medical School e presidente do IE Center for Health, Well-being and Happiness, explica que felicidade é encontrar o que existe onde normalmente não olhamos. Ele a descreve como um belo mistério que só nós podemos descobrir, porque ninguém mais fará isso por nós. Ao contrário dos enigmas que os cientistas podem resolver, os mistérios nos são revelados por meio de nossas escolhas, nosso modo de vida, nosso modo de estar no mundo — por tentativa e erro. As pistas para resolver o mistério não são reveladas quando estamos felizes, calorosos ou realizados, mas quando olhamos diretamente para a nossa própria dor, para o medo ou o sofrimento.
Simplificando, aprendemos as pistas para nossa própria felicidade pensando no “como” de nosso equilíbrio diário, em vez do “o quê”. E muitas vezes, o “como” é revelado por meio de nossas escolhas em tempos difíceis e tempos doces.
Usando três pilares para iniciar o processo
Uma maneira de nos ajudar no processo para uma vida mais feliz é aumentar nosso conhecimento de nós mesmos, assim como ampliaríamos nossa compreensão de qualquer assunto. Um bom ponto de partida é com os três pilares fundamentais de quem somos — o corpo, a mente e a alma —, porque esse trio muitas vezes precisa muito de nutrição no século 21, dado o contexto da quarta e, em breve, quinta Revolução Industrial.
Em primeiro lugar, precisamos de uma compreensão básica da incrível máquina que nos alimenta: nosso corpo e como somos altamente influenciados por nosso cérebro e pelo ritmo de muitas substâncias químicas que são produzidas 24 horas por dia, sete dias por semana, para nos manter em movimento. Que nutrientes o alimentamos? Que exercício estamos dando a ele? Estamos nos movendo ou sentados o dia todo? Estamos exercitando-o para manter nossa força interior? Estamos descansando o suficiente para que ele possa reabastecer suas energias? Compreender a melhor forma de manter nosso corpo nos dá uma base forte e tangível para nos tornarmos mais felizes, porque equilíbrio e força são a base de nosso poder pessoal.
Em segundo lugar, tão importante para uma vida mais feliz é a capacidade de enfrentar a fragilidade de nossa própria mente que podem ser afetadas por um mero pensamento ou momento de estresse, as várias emoções que sentimos a cada momento, as sensações corporais que surgem durante o curso do dia (fome, dor, cansaço) ou um impulso de nos lançarmos à ação. Acrescente a isso todos os estímulos e pressões que enfrentamos todos os dias que não têm nenhuma semelhança com o mundo em que o Homo Sapiens nasceu há mais de 200 mil anos, e não é de se admirar que muitos de nós descubramos que nossa mente está em todo lugar, agitada e ansiosa.
Em terceiro lugar, nossa alma está onde nosso propósito está esperando para ser descoberto. É aqui que nós, como indivíduos, sentimos o pulso único que trazemos ao mundo, que nos impulsiona a fazer a diferença. É o que guia nossas escolhas, e não há nada mais gratificante do que fazer escolhas, mesmo que os resultados não saiam como planejamos originalmente. A alma é onde encontramos a força para fazer o inimaginável.
Pensar na felicidade não é fútil; em vez disso, é o empreendimento mais ousado que podemos empreender em meio a uma pandemia global, porque envolve fazer amizade com nós mesmos, levando à iluminação e compreensão pessoais e, por sua vez, à força para mudar o mundo para melhor. A felicidade tem a oportunidade de florescer todas as manhãs com este corpo, esta mente e esta alma, e não é responsabilidade de ninguém, mas nossa.
Talvez seja um conceito simples, mas de forma alguma fácil. É muito trabalho duro.
*Conteúdo da IE Insights
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