Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Setor farmacêutico tem o pior índice de bem-estar. Veja o ranking

Levantamento da plataforma Zenklub com 313 empresas de 15 segmentos mostra as áreas com melhor e pior desempenho em saúde mental

Por Redação
Atualizado em 1 fev 2023, 09h17 - Publicado em 30 jan 2023, 09h47
Mulher de cabelo longo e ondulado digita em um notebook
 (Andrew Neel/Unsplash/Divulgação)
Continua após publicidade
O

setor de tecnologia é o que apresenta o melhor Índice de Bem-Estar Corporativo (IBC), segundo levantamento da plataforma de saúde mental Zenklub com mais de 300 empresas e 600 mil respondentes de abril a outubro de 2022. A área farmacêutica ficou na lanterna da lista. O ranking é feito a partir de métricas como conflitos e situações abusivas, preocupação constante com o trabalho, desconexão do trabalho, autonomia e participação, exaustão e burnout, volume de demanda, relacionamento com líder, relacionamento com colegas e clareza das responsabilidades.

Os dados mostram ainda uma alta prevalência de ansiedade e depressão entre profissionais brasileiros. Segundo a pesquisa, 32% têm sintomas moderados ou moderados a graves de ansiedade e 10% relatam sintomas severos. Duas faixas etárias apresentam as maiores prevalências: pessoas entre 18 e 30 anos (37%) e menores de 18 anos (36%).

Os números relacionados à depressão indicam que 36% convivem com sintomas de moderados a graves; 31%, graves; e 22%, moderados. Menores de 18 sofrem mais: 57% lidam com o transtorno.

Continua após a publicidade

Entenda o ranking

Para que uma empresa seja considerada saudável, espera-se que o nível de bem-estar seja igual ou maior que 78 pontos no IBC. No estudo, mesmo setores com valores altos (e portanto positivos), como o de tecnologia (71,5 pontos), ainda estão na faixa intermediária de bem-estar, indicando a necessidade de evolução.

Os resultados da área da saúde sofreram impacto direto da pandemia de covid-19. O setor farmacêutico teve os menores índices de bem-estar no decorrer do ano, principalmente nos aspectos de “bom trabalho em equipe” e “exaustão no trabalho”, com resultado final de 60,3. Apesar disso, o segmento demonstrou boa evolução, conquistando oito pontos ao longo da análise, com sinais de recuperação.

Veja o ranking de bem-estar corporativo:

Gráfico com o ranking do índice de bem-estar de diferentes setores.

Continua após a publicidade

Fonte: Zenklub

 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.