Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Audi adota modelo híbrido permanente e inaugura nova sede

Empresa iniciou fase de testes, em que funcionários comparecem ao escritório ao menos oito vezes por mês

Por Letícia Furlan
27 Maio 2022, 17h15
Karine está vestindo uma camisa branca e, por cima, um blazer cinza escuro. Ela está sorrindo e posando em frente a uma janela grande cuja vista é a ponte estaiada de São Paulo
Karine Fernandes, Diretora de Recursos Humanos e Administração da Audi do Brasil (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

A

fabricante de automóveis Audi passou a adotar o modelo híbrido de forma permanente e, depois de reformar a sede em São Paulo durante oito meses, acaba de inaugurar o novo espaço. Agora, os funcionários devem fazer reserva por aplicativo para utilizar uma das 42 estações de trabalho disponíveis — e a procura está sendo grande, afirma Karine Fernandes, diretora de recursos humanos da montadora no Brasil. “Acredito que, como é novidade, está todo mundo querendo vir. Todos os lugares disponíveis estão sendo ocupados todos os dias”, afirma.

 

A iniciativa está em fase de testes. Atualmente, a proposta é que os funcionários trabalhem presencialmente pelo menos oito dias por mês, combinando a melhor forma com o gestor. Com o tempo e os feedbacks recebidos, a companhia pode se adequar melhor às necessidades dos trabalhadores, definindo ampliar ou reduzir a frequência da presença. “Estamos o tempo todo conversando com os funcionários, seja por meio de pesquisas formais, como fizemos no dia da reinauguração, seja de um jeito mais informal, em bate-papos casuais”, diz Karine.

Imagem mostra a copa do novo escritório da Audi. O ambiente tem o piso de madeira, mesas de quatro lugares e, ao fundo, uma janela cuja vista são prédios de São Paulo
(Divulgação/Divulgação)

Segundo uma pesquisa interna realizada em maio, 71% dos funcionários sinalizaram que gostariam de trabalhar em um modelo híbrido, e 26% disseram preferir trabalhar apenas remotamente. Menos de 3% queriam o presencial todos os dias.

Tendo isso em vista, a Audi reduziu em 40% o tamanho do escritório. Antes, eram 1.800 metros quadrados — após a reforma, passou para 960 metros quadrados. “Quando inauguramos a nova sede, os funcionários vieram aqui e disseram ter a impressão de que o escritório estava maior. Isso porque aproveitamos cada espaço, ampliamos as áreas de convivência e diminuímos as salas formais de reuniões”, afirma Karine, que acrescenta que não existem mais estações fixas de trabalho nem áreas delimitadas.

Continua após a publicidade
Foto mostra um dos espaços do novo escritório da Audi. Esse espaço, que tem carpete de pano claro, várias mesas de escritório estão dispostas, mas nenhuma delas é fixa
(Divulgação/Divulgação)

A mudança veio ao encontro de uma demanda antiga dos funcionários. Uma queixa frequente era que o antigo escritório estava ultrapassado, o que não refletia a imagem da marca para seus carros. Por isso, a montadora se preocupou em tornar o espaço, além de colaborativo, mais tecnológico. Um exemplo é o aplicativo por meio do qual as estações podem ser reservadas. Assim que chega ao local, o funcionário escaneia o QR Code para fazer o check-in. Se o profissional não comparecer, a reserva cai e a estação passa a ficar disponível para outro funcionário. Além disso, em breve o local terá um sistema que dispensa crachá, com liberação de pessoas por meio de reconhecimento facial.

Para a diretora, um modelo totalmente remoto seria impensável. “Trabalhar em casa é uma experiência muito boa, mas o ser humano é relacional — não acho que a gente consiga se afastar por tanto tempo das pessoas. O relacionamento no trabalho ainda é fundamental”, diz Karine, que afirma que a equipe ainda está na busca pelo equilíbrio entre o presencial e o remoto. A resposta pode ser, justamente, a flexibilidade.

Compartilhe essa matéria via:

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.