A multinacional Bayer, que atua nas áreas de saúde e agricultura, anunciou hoje dois programas para profissionais negros – o programa de trainee de 2021, com foco em desenvolvimento e carreira para posições de liderança e o programa Mentoria BayAfro para profissionais que negros que já atuam na companhia.
Segundo dados levantados em 2018 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) 55,8% da população brasileira se identifica como preta ou parda. Ainda segundo o IBGE, em levantamento do mesmo ano, quase 70% dos cargos de liderança no país são ocupados por brancos e 66,1% da força de trabalho preta ou parda é subutilizada no Brasil.
Foi pensando em indicadores como esses que a Bayer vem desenvolvendo ações como o programa de trainee e o Mentoria BayAfro, voltado para desenvolver os negros no mercado de trabalho. A empresa tem, também, uma área específica de inclusão e diversidade. “O Brasil é o país que concentra a maior população negra fora do continente africano. Mas, se olharmos ao nosso redor, percebemos que as empresas não costumam refletir essa realidade em seus times – especialmente quando olhamos para as lideranças”, afirma Patricia Leung, líder de Talent Acquisition na Bayer Brasil.
Quem pode concorrer
Sobre os critérios para seleção de candidatos, poderão se aplicar ao programa profissionais negros graduados, em cursos técnicos ou superior e também pós-graduados, sem especificação de área de estudos, com formação entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020. A Bayer também vai ser flexível com relação a atrasos na graduação por conta da pandemia do novo coronavírus.
O programa terá duração de 18 meses e uma remuneração de R.900,00, além de benefícios como assistência médica e odontológica, vale transporte, restaurante no local, assistência psicológica, previdência privada, seguro de vida e mais.
As inscrições devem ser feitas no site da Cia de Talentos, que ficará responsável pela seleção dos profissionais, e poderão ser feitas de até 21 de outubro.