Um negócio não tão atraente
O grupo DPSP desenvolveu um programa de estágio para mostrar aos jovens que trabalhar em uma farmácia pode ser tão interessante quanto atuar em um laboratório químico
O setor farmacêutico é um dos poucos mercados em ascensão em meio à atual conjuntura econômica. Por isso, grandes grupos apostam na ampliação do número de farmácias para manter o crescimento. É o caso do Grupo DPSP, que inclui as redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, que prevê a inauguração de mais de 100 lojas e a contratação de no mínimo 390 farmacêuticos até o fim de 2016.
Apesar de positivos, os dados são alarmantes. “A demanda do varejo farmacêutico é maior do que a oferta de mão de obra”, afirma a gerente de RH, Cristiane Lamônica. Isso porque as universidades preparam o aluno do curso de farmácia para atuar principalmente nas fabricantes de remédio, mas deixam de ensinar conhecimentos específicos para o varejo.
Além disso, para os recém-formados, trabalhar em uma loja é menos atraente do que estar dentro de um laboratório químico. Segundo Cristiane, o grupo DPSP tinha dificuldade para reter os estagiários depois de formados. “Não nos interessava contratar um aluno apenas para cumprir a carga horária de estágio, mas sim para efetivá-lo”, diz a executiva. Dessa forma, o Grupo DPSP precisava preparar o farmacêutico para uma carreira de sucesso no varejo, capacitando-o para situações que envolvem habilidades como comunicação, negociação, gestão de pessoas e questões relacionadas à legislação.
A solução
Em julho de 2015, o Grupo DPSP colocou em prática o Programa de Desenvolvimento de Estagiários Farmacêuticos. Nele, o estudante passa o dia a dia nas farmácias para acompanhar de perto as atividades diárias do farmacêutico e do gerente da loja, e participa de treinamentos e encontros conduzidos pela equipe de RH, como visita ao centro de distribuição da companhia, por exemplo. Além disso, passam por avaliações semestrais.
“Essa trilha de formação soma conhecimento técnico, comportamental e gerencial, que prepara o estagiário para assumir posição de liderança dentro das lojas, após a sua formação e contratação”, explica Cristiane. Depois de formado, o profissional continua com seu plano de desenvolvimento na Escola de Farmacêuticos, dentro da Universidade Corporativa do Grupo DPSP, na qual terá a oportunidade de migrar para outras áreas de interesse, como logística, marketing e recursos humanos.
A primeira turma, com 25 alunos, será concluída em dezembro de 2016 e a segunda, com 22 estudantes, em junho de 2017, ambas com duração de 18 meses, realizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “O programa deve acompanhar a nossa expansão”, informa Cristiane, que prevê a efetivação de todos os participantes até o momento. As vagas são divulgadas nas faculdades do setor, em feiras de estágio e nos canais de comunicação de empresas especializadas em vagas de estágio.
O resultado
A primeira edição do Programa de Desenvolvimento de Estagiários Farmacêuticos ainda está em andamento, mas as mudanças são perceptíveis. Hoje, a empresa registra uma redução de 29% do nível de rotatividade dos funcionários, comparando o primeiro trimestre de 2015 com o de 2016. Na diretoria de varejo, o índice é de menos 25% no mesmo período.
“Percebemos que o nosso acompanhamento próximo, a possibilidade de efetivação e o plano de carreira são pontos atrativos para os estagiários. Enxergamos um envolvimento maior desses profissionais com a companhia, algo que estávamos buscando quando desenvolvemos esse projeto”, diz a gerente de RH.
A meta é que 50% das 390 vagas previstas para até o fim de 2016 sejam destinadas a farmacêuticos líderes de loja. De acordo com Cristiane, 37% já estão preenchidas, e as restantes, até somar os 50%, serão ocupadas pelos estagiários oriundos do programa. Eles devem ser efetivados como gerentes adjuntos de loja — líderes capazes de assumir os novos pontos de venda das Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo.
“Estamos com um grupo de estudantes cada vez mais alinhado ao perfil da empresa”, diz Cristiane Lamônica. Para ela, a possibilidade de efetivação em um cargo importante da companhia é algo que fica cada vez mais evidente aos olhos dos estagiários. As próximas edições do projeto de estágio terão duração de 12 meses e serão realizadas também na Bahia.
Grupo DPSP
Negócio: varejo farmacêutico
Número de funcionários: 25 300
Número de lojas: 1 092
Número de lojas a serem abertas em 2016: 130
Quantidade de estagiários em processo de efetivação: 47
Sede: São Paulo (SP)
Faturamento em 2015: 7 bilhões de reais
Projeto: preparação de estagiários farmacêuticos para atuarem nas lojas.
Principais resultados: redução de 29% no turnover e formação de novos líderes de lojas.