A angústia de muitos candidatos que pleiteiam vagas em empresas multinacionais é a possível etapa do processo seletivo que envolva entrevista em inglês com nativos. Nesses casos, o primeiro alerta que eu faço é: seja verdadeiro no seu currículo e ao informar ao recrutador a respeito do seu real nível de proficiência nos idiomas estrangeiros. Não adianta mentir, pois a verdade vem à tona e coloca em dúvida todas as outras informações verdadeiras que você passou.
É claro que para algumas vagas a fluência é mandatória. Porém, com este artigo meu objetivo é ajudar candidatos à vagas que exijam nível intermediário no inglês, considerando que, em algum momento do processo a proficiência será testada durante uma conversa de 30 ou 60 minutos com alguém que não fala em português. Vejo isso acontecendo o tempo todo.
Minhas recomendações para que você se prepare para a conversa são as seguintes:
Estruture um texto em português
Aqui, eu me refiro a uma redação mesmo, com tudo o que você, geralmente, diz em uma entrevista de emprego. Conte a sua história e explique as suas passagens profissionais. Depois, traduza esse texto para o inglês, com o cuidado de consultar o dicionário para buscar os termos mais específicos da sua área de atuação. Procure fazer uso de termos que te deixem confortável e que, ao mesmo tempo, demonstre uma boa base de conhecimento do vocabulário.
Revise e treine a pronúncia das palavras
Leia o texto para se certificar de que sente segurança ao pronunciar as palavras. Na dúvida, esclareça qual é a pronúncia com alguém que domine o idioma ou em ferramentas de tradução da internet. Repita as frases em voz alta para ir pegando familiaridade com os termos.
Seja transparente no contato com o interlocutor
No início do bate-papo em inglês, sinalize à outra pessoa que o seu inglês ainda não é fluente. Peça que ela sinalize caso não entenda algo.
Aja com espontaneidade
Tenha à sua frente palavras-chave que te façam lembrar dos temas que gostaria de abordar, mas não passe toda a entrevista focado nesse roteiro. Seja espontâneo. Se você apenas ler o que estiver escrito, a conversa vai ficar maçante e você terá dificuldade para criar conexão com o entrevistador.
Não estranhe se o bate-papo for descontraído
Nesses processos seletivos, em geral, a equipe local fica responsável por validar o perfil técnico do candidato. O entrevistador da matriz da companhia ingressa no processo para conhecer melhor os profissionais que pleiteiam a vaga e ter informações para participar da decisão final. Então, não estranhe se esse bate papo for mais descontraído, com perguntas sobre você, preferências em momentos de lazer ou objetivos profissionais.
O empregador espera que você se faça entender
Lembre-se de que quando a vaga pede apenas que o candidato tenha capacidade de se comunicar verbalmente em inglês, durante a entrevista é importante arriscar, não ter vergonha de se expressar, expor seu ponto de vista e se esforçar para transmitir a mensagem. Ninguém espera a sua perfeição. O que mais vai ser avaliado é o quanto a pessoa fica à vontade se expressando em inglês, mesmo que não haja o domínio do idioma.
Caso você consiga a vaga, não se esqueça de que a fluência no inglês ou no idioma praticado na matriz da companhia vai ser um dos fatores determinantes para a sua ascensão na empresa. O mundo está cada vez mais globalizado, o que torna comum negociações e reuniões com fornecedores, clientes e parceiros de negócio de diferentes partes do mundo. Isso, sem falar nas reuniões periódicas com a matriz ou na possibilidade de você ser gerido por um profissional que esteja em outro país.
Aqui, eu falei especificamente sobre o inglês, que é o idioma mais demandado. Mas, as dicas se aplicam ao espanhol, francês, alemão, japonês ou outra língua. Existem diversas formas de aprimorar a proficiência, inclusive por meio de sites e aplicativos gratuitos.
Espero que esse texto te ajude na sua próxima entrevista em um outro idioma. Prepare-se, relaxe e busque ser compreendido.