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Como ter um ambiente seguro independente da expressão de gênero da pessoa

Neste Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, saiba como a Amazon promove a diversidade e a inclusão em suas operações.

Por Thiago Oliveira*
28 jun 2023, 18h40
Quatro pessoas estão sorridentes, unidas e se cumprimentando com as mãos
 (Pexels/fauxels/Divulgação)
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os últimos anos, a consciência sobre a importância da palavra empatia lado a lado aos valores de diversidade, equidade e inclusão de uma empresa ganhou cada vez mais força no mundo corporativo. Oferecer um ambiente de trabalho justo para pessoas LGBTQIAPN+ passou de um diferencial competitivo para uma necessidade urgente das companhias que desejam oferecer ao seu público interno bem mais que compensação financeira e benefícios trabalhistas. A discussão vai muito além da igualdade e da justiça social, englobando direitos que respeitam e valorizam as individualidades, e ajudam a todos e todas enfrentarem desafios e trabalharem para alcançar seu máximo potencial profissional.

O Brasil é um país multicultural, altamente miscigenado e pluriétnico, e a Amazon entende que é essencial ser assim e abraçar esse contexto social. Representar uma base diversificada de clientes, que reúne uma ampla gama de gêneros, raças, etnias, habilidades e origens, é básico e essencial para uma empresa. Por isso, a Amazon se dedica a promover uma cultura de diversidade em seus ambientes de trabalho, de dentro para fora, garantindo que as pessoas se sintam bem-vindas, acolhidas, representadas, seguras e valorizadas. A empresa apoia a individualidade de suas equipes, bem como a necessidade de proporcionar um ambiente no qual todas e todos possam se expressar livremente e se sentir seguros e reconhecidos por colegas e gestores.

É por este motivo que a Amazon criou os grupos de afinidade, alinhados com a missão de ser um ótimo lugar para se trabalhar. No Brasil, há cinco deles: AmazonPcD, vinculado à pessoa com deficiência; Women@Amazon, para equidade de gênero; Black Employee Network – BEN, relacionado às questões raciais; Warriors, para militares aposentados; e o Glamazon, voltado para a causa LGBTQ+. O Glamazon é um dos maiores grupos da Amazon e contribui com a manutenção do ambiente de trabalho inclusivo nos escritórios e nas Operações, na educação e conscientização das(os) funcionárias(os) e aliadas(os) sobre as políticas e benefícios, além da organização de eventos e reuniões para qualquer pessoa interessada na causa LGBTQIAPN+.

Atualmente, são 820 membros no Brasil, e todas(os) são convidadas(os) a fazer parte desse grupo focado no amor e nas identidades de gênero fora do padrão heterossexual e cisgênero.​ O grupo é liderado por uma equipe de oito funcionárias e funcionários, de diferentes verticais de negócios da Amazon. São pessoas que, como eu, dedicam grande parte do seu tempo a esta missão que vai além de nossas responsabilidades de trabalho, com o objetivo de educar e apoiar nossos colegas a continuarem construindo um lugar melhor para se trabalhar.

Uma pesquisa realizada em 2021 pela consultoria Mais Diversidade revelou que 54% dos funcionários LGBTQIAPN+ de empresas brasileiras não se sentem seguros para falar abertamente sobre sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho. Sete em cada dez entrevistados apontaram que essa falta de segurança tem como consequência direta a baixa visibilidade e inclusão desses profissionais no mercado. Diariamente a Amazon se compromete em garantir um ambiente seguro e confortável para que todos possam se desenvolver e crescer, além de oferecer palestras de conscientização e cursos de letramento, como de linguagem inclusiva, para líderes e gerentes, para que possam compreender melhor, por exemplo, o que representa uma transição de gênero nos quesitos físico, mental, emocional e social.

Quando funcionárias e funcionários se sentem respeitados, valorizados e incluídos, sua motivação e produtividade são diretamente influenciadas por seu nível de satisfação e senso de pertencimento no trabalho. Um ambiente onde todas e todos possam ser autênticos e se expressar livremente pode ser capaz de estimular uma corrente de empatia, gerando colaboração e criatividade, fatores essenciais para o sucesso individual das equipes e de toda empresa. No decorrer do ano, por meio de encontros e atividades educacionais promovidos pelo Glamazon, fortalecemos os laços entre os membros e os aliados da comunidade LGBTQIAPN+ aqui na Amazon, fomentando um ambiente de trabalho plural e acolhedor no qual todos podem se apoiar e contribuir para o sucesso mútuo.

O incentivo à criação desse ambiente de trabalho seguro e diverso pode ser reforçado também por meio de campanhas internas que ressaltem e celebrem a pluralidade e individualidades de pessoas e nossas equipes. Este ano, escolhemos a expressão “Orgulho de Ser” como mote ao apoio e à celebração do Mês do Orgulho. Acreditamos que é estendendo a mão e compreendendo a importância da presença de aliados nesta luta, que perpassa também pelo desejo de um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor, que se endossa e promove a empatia e o orgulho nas pessoas, simplesmente por serem quem são.

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Durante minha experiência no setor de marketing de livros, aprendi que, assim como muitos personagens de nossas obras favoritas, cada ser humano – e até mesmo empresas – possuem suas próprias jornadas, duelos internos e peculiaridades. Na Amazon, por exemplo, acreditamos na nossa contínua responsabilidade em buscar melhorias para nossas diretrizes internas a fim de implementar políticas antidiscriminação, garantindo que todas e todos sejam tratados com o devido respeito e igualdade que merecem. Sucesso e crescimento trazem essa imensa responsabilidade para que possamos contribuir com a construção deste espaço inclusivo, saindo do discurso corporativo e colocando as mãos na massa.

Somente juntos, sendo parte da comunidade e apoiando-a como aliados, podemos fazer a diferença e inspirar a construção de um ambiente de trabalho onde cada indivíduo seja realmente valorizado por suas habilidades e particularidades, e não por sua orientação sexual ou identidade de gênero. Nosso compromisso é deixar um legado de respeito, empatia, compreensão e aceitação, buscando constantemente superar barreiras e criar oportunidades equitativas para todas e todos – seja para as nossas equipes contratadas ou as ainda em contratação. O caminho é longo, mas acredito que com empatia e determinação, caminhamos para um futuro mais inclusivo, celebrando cada conquista e abrindo portas para uma sociedade onde a diversidade e a inclusão das pessoas é cada vez mais apoiada e valorizada.

*Artigo de Thiago Oliveira, líder de marketing no setor de livros e membro do Board do Glamazon da Amazon Brasil. 

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