processo seletivo para estágio na área de comunicação e marketing da Galena, empresa de educação voltada para a empregabilidade de jovens de 18 a 24 anos formados em escolas públicas, está com inscrições abertas até o dia 15 de junho (clique aqui). Uma das etapas será a criação de um vídeo no TikTok, plataforma utilizada massivamente pelos jovens — segundo dados da rede social, 66% dos usuários têm menos de 30 anos, muitos deles pertencendo à geração Z.
Para participar, estudantes de comunicação e áreas correlatas devem produzir e postar um vídeo de até 60 segundos no TikTok, escolhendo um tema dentro do universo jovem de empregabilidade. O processo seletivo será feito através do Gupy e o link do vídeo deve ser inserido no cadastro. Pessoas de todas as idades e regiões do país podem participar. Em conversa com VOCÊ RH, Inaiara Florêncio, líder de marketing e comunicação da Galena, revela mais detalhes sobre o processo seletivo.
Qual perfil vocês buscam?
Perfis criativos que tenham hábito de produzir conteúdo para redes sociais. Há jovens que já fazem isso simplesmente por amarem. Então, por que não fazer disso uma profissão com propósito e que ajude a conectar outros jovens com oportunidades de emprego?
Como esse perfil se relaciona com o modelo de recrutamento?
O nosso processo se mantém no mesmo formato, com o diferencial de que o candidato passe por uma primeira triagem que dá a oportunidade de mostrar seu potencial. Não avaliamos qual faculdade ou local ele mora, por exemplo. Nosso intuito é contratar alguém que possa explorar seu potencial ao máximo dentro do mercado de comunicação e também da Galena.
O processo privilegia pessoas extrovertidas?
Não necessariamente, porque o vídeo não precisa ser criado com a pessoa em primeiro plano. Pode ser uma construção que use outras possibilidades de edição na produção de conteúdo, como narração e legendagem, por exemplo.
São aceitos candidatos de todas as idades?
Sim, idade não é uma restrição para participar. O foco maior é saber se comunicar com a geração Z, que é o público em potencial da Galena.
Quais são as atribuições das vagas?
Dar suporte no desenvolvimento de estratégias de otimização para cada página e canal em cada plataforma com base em KPIs e métricas de desempenho estabelecidas pela estratégia macro. Encontrar maneiras de usar mídia social e conteúdo para aprofundar nosso relacionamento com o público, para impulsionar inscrições, aumentar nossa pegada de canal digital e social e alavancar todos os esforços de marketing orgânico para alcançar usuários de maneiras significativas e envolventes.
Dar suporte no desenvolvimento de planos para novos programas de audiência nas mídias sociais, principalmente em plataformas como TikTok e outras com maior grupo de afinidade da geração Z. Trabalhar diretamente com o time de criação e áreas correlacionadas para garantir que os objetivos criativos sejam alcançados. Desenvolver e manter um calendário editorial com suporte do time, monitorar as tendências sociais, ficar a par das novas plataformas sociais e das melhores práticas e forneça análises sociais competitivas. Dar suporte em estratégia de influenciadores e relacionamento com agentes e assessorias e fazer contato com jovens para produção de conteúdo e acompanhamento dos principais momentos do programa.
Há outra forma de participar do processo seletivo sem ser pelo TikTok?
O ideal seria a pessoa usar os recursos da plataforma, pois ela ajuda bastante na edição dos conteúdos. Mas se preferir, também é possível usar outros apps de edição para construção do vídeo. É menos importante o formato, e mais a narrativa e natividade da produção de conteúdo.
Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante.