empresa de tecnologia para seguros i4pro passou a premiar com até 2.000 reais os funcionários que tiverem suas indicações contratadas. Para que a premiação aconteça, o novo integrante deve permanecer pelo menos três meses na companhia. De março de 2021 a agosto de 2022, foram 413 indicações, 42 pessoas contratadas e 35 casos já elegíveis à recompensa.
“A variação de valores é estabelecida de acordo com a dificuldade e a complexidade do perfil a ser contratado para a posição em aberto”, afirma Carolina Florence, diretora de desenvolvimento humano, gestão organizacional e comunicação da i4pro. Recentemente, uma vaga de homologador júnior foi anunciada com uma recompensa de 200 reais; e uma de desenvolvedor sênior, de 1.000 reais. No início o ano, uma indicação para gerente de produto poderia render 2.000 reais.
O valor é recebido em um cartão Mastercard e pode ser sacado ou utilizado em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira.
Todas as recomendações passam por uma validação do RH, para garantir que sejam de fato conhecidas pelo funcionário, e os candidatos são avaliados segundo os mesmos critérios aplicados aos demais, como competência, potencial e adequação à função. “O importante é que o profissional indicado tenha as qualificações necessárias para a vaga. Esse é o principal critério para que ele siga ou não no processo seletivo após a recomendação“, diz Carolina. Líderes que fazem sugestões de pessoas para a própria equipe e profissionais da área de desenvolvimento humano da companhia não são elegíveis à recompensa financeira.
Em 2022, cerca de 20% das vagas preenchidas até aqui foram resultado de indicações. Entre esses profissionais, a rotatividade não chega a 5%, bem abaixo da média geral da empresa, que está em 18%. Para Carolina, além de apoiar a redução dos custos com recrutamento, seleção e treinamento, o programa garante alinhamento cultural entre os candidatos sugeridos e a i4pro.
Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de VOCÊ RH? É só clicar aqui para ser nosso assinante