Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Os desafios do novo vice-presidente de RH do Boticário

Daniel Knopfholz assume vice-presidência de RH e tecnologia do Grupo Boticário para acelerar processo de transformação digital

Por Michele Loureiro
Atualizado em 10 fev 2023, 10h59 - Publicado em 2 dez 2022, 07h18
Daniel veste camiseta preta e calça jeans, usa óculos e relógio de pulso. Ele está sentado em uma cadeira em formato de esfera
Daniel Knopfholz, vice-presidente de pessoas e tecnologia do Grupo Boticário: em dois anos, área de tecnologia e inovação passou de 200 para 2 mil pessoas  (Tulio Vidal/Divulgação)
Continua após publicidade
Q

uando Daniel Knopfholz entrou no Grupo Boticário, 20 anos atrás, sua missão como estagiário de comunicação era ajudar a desenvolver a primeira intranet da empresa, um portal destinado aos funcionários que trazia informações e serviços de RH. Formado em comunicação social e pós-graduado em administração pela Universidade Federal do Paraná, o curitibano chegou ao cargo de gerente de contas para a América Latina da empresa de cosméticos, deixando o grupo para trabalhar na consultoria Oliver Wyman, em 2004. Quatro anos depois, retornou ao Boticário, dessa vez como diretor de varejo em Portugal. Já de volta ao Brasil, assumiu, em 2021, a vice-presidência de tecnologia do grupo, passando a responder também pela equipe de recursos humanos desde setembro de 2022. “Ao assumir essas duas áreas, ajudo a dar velocidade aos processos e coloco as pessoas como protagonistas da transformação digital”, afirma Daniel. “A gente quer deixar a tecnologia mais humana e as pessoas mais tecnológicas.”

O desafio

Para cumprir essa missão, o caminho é dar mais autonomia para os funcionários e as revendedoras, fazendo com que tenham acesso rápido e fácil às informações do negócio. “Há alguns anos, por exemplo, era necessário ligar para o call center para saber saldo e previsão de entrega de mercadorias”, diz. “Hoje isso é feito com um clique pelo aplicativo. Agora queremos trazer essa expertise para dentro, utilizando o conhecimento e a tecnologia para agilizar nossos processos internos.”

A ideia é que a gestão das equipes aconteça de forma mais orgânica, sem a dependência extrema do RH. “Vamos automatizar recursos para que os líderes consigam visualizar dashboards com dados sobre cada funcionário [como salário, tempo de casa, trajetória de carreira], para gerenciar desde as férias da equipe até as promoções”, afirma Daniel.

Além disso, o grupo passou a usar uma ferramenta que substitui a pesquisa anual de clima: as equipes recebem automaticamente uma pergunta por semana no e-mail ou no aplicativo de troca de mensagens corporativas. As questões percorrem temas como nível de cansaço, grau de envolvimento em projetos na companhia e relação com a liderança. “A ferramenta possibilita conversas anônimas e ajuda a ter um medidor de clima em tempo real, o que permite fazer eventuais correções de forma mais rápida a partir do feedback contínuo”, diz Daniel. “Essa iniciativa começou na área de tecnologia e depois foi aplicada na empresa toda. É uma forma de espalhar o conhecimento.” Ao implantar o conceito de RH tech, Daniel espera que o RH assuma um papel mais estratégico. E revela que, em breve, todos os funcionários do grupo terão a oportunidade de fazer treinamentos para aprender mais sobre tecnologia.

Continua após a publicidade

Outro benefício trazido pela união das áreas é a consolidação de um projeto iniciado em 2021, o Movimento Um Só Grupo, que reforça a importância da criação de um ambiente de aprendizado e colaboração contínuos. Tudo começou na área de tecnologia, sob o comando de Daniel, com a criação de células de trabalho com equipes multidisciplinares. “Agora queremos consolidar esse formato na empresa toda”, diz o executivo.

A valorização da transformação digital é tão grande que, de 2020 para 2022, a vice-presidência de tecnologia e inovação passou de 200 para 2 mil pessoas.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Esta reportagem faz parte da edição 83 (dezembro/janeiro) de VOCÊ RH. Clique aqui para se tornar nosso assinante

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Você RH impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.