Quando amigos decidem se tornar sócios e abrir um negócio juntos, a combinação de amizade e parceria profissional pode ser uma grande vantagem. Mas essa relação também pode ser desafiadora. Se não for gerida com cuidado, pode levar a conflitos sem solução.
Confira as dicas de Wanderley Cintra Jr., psicólogo especializado em comportamento no ambiente de trabalho, para que a mistura de afeto e negócios não acabe com a amizade nem com a parceria na empresa.
Comunicação transparente
Ela é muito importante para que os sócios abordem suas preocupações diretamente entre si, utilizando uma linguagem clara e respeitosa. Isso pode ser feito por meio de reuniões regulares de feedback. É importante que nesse momento o foco seja falar sobre a empresa, e não no que fizeram no fim de semana.
Saber escutar
A escuta ativa envolve prestar atenção ao que o outro está dizendo, sem interrupções ou julgamentos. “É importante que os sócios se sintam ouvidos e compreendidos, o que pode evitar que os problemas pessoais transbordem para o ambiente de trabalho”, diz o psicólogo.
Pessoal x profissional
Essas duas relações devem ser separadas no ambiente de trabalho. Isso pode ser feito com políticas bem definidas e treinamentos regulares. O foco deve ser nas responsabilidades e nos objetivos da empresa.
Gestão de tempo
Uma boa maneira de manter o foco é utilizar ferramentas de gestão de tempo e projetos. Agendas compartilhadas e aplicativos de gerenciamento de tarefas podem ser úteis para que os amigos mantenham suas responsabilidades profissionais bem organizadas. “Dessa forma, um sabe exatamente o que o outro está produzindo, criando uma motivação mútua”, afirma Wanderley Cintra Jr.
Estabeleça acordos
Desde o início da parceria, ter acordos garante que todos os envolvidos estejam alinhados com suas expectativas e responsabilidades. Isso é importante porque, muitas vezes, cada amigo, antes da sociedade, já possui uma rotina de trabalho específica, que pode conflitar com a do outro.
Este texto faz parte da edição 93 (agosto/setembro) da Você RH. Clique aqui para conferir outros conteúdos da revista impressa.