Cinco tendências para o RH em 2025
A experiência do colaborador estará em alta, segundo especialistas da ADP, assim como o tema da transparência salarial. Saiba mais.

Especialistas da ADP, referência mundial quando o assunto é folha de pagamento, elencaram cinco tendências de RH para o ano que vem.
A primeira é a priorização da experiência dos funcionários, que impacta o engajamento e a produtividade. As empresas devem estabelecer metas de produtividade realistas e investir em oportunidades de personalização (de tarefas, comunicação e reconhecimento, por exemplo).
Enquanto isso, as habilidades dos funcionários estão emergindo como um indicador de seu sucesso – e tomando cada vez mais o lugar da formação e experiência na hora de contratar e desenvolver profissionais.
Os temas da equidade e transparência salarial também estão ganhando mais importância globalmente. Em alguns países, como o Brasil, isso significa que as empresas sentirão a necessidade de avaliar e corrigir possíveis disparidades em 2025.
As companhias devem continuar a explorar ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa. O foco, segundo os especialistas da ADP, será eliminar pontos de fricção e distrações para que os funcionários possam se concentrar nas operações que dão mais resultado. (Saiba mais sobre essa tendência e confira a experiência de algumas empresas com ferramentas de IA nesta matéria de capa.)
Uma última tendência é o aumento dos investimentos em capacitação para os colaboradores lidarem com as tecnologias emergentes. A ADP sugere, por exemplo, que os empregadores considerem oferecer aos funcionários oportunidades de experimentar ferramentas de IA de maneira segura, em ambiente controlado.
Este texto é parte da edição 95 (dezembro e janeiro) da Você RH. Clique aqui e confira outros conteúdos da revista impressa.